HOMENAGEM

Ramiro entrega título de Cidadão de Porto Alegre ao empresário Vilson Noer

Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal lotou para a entrega da homenagem

  • Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Vilson Nailor Noer
    Ramiro: “Os empreendedores são os verdadeiros heróis brasileiros. São eles que enfrentam os anti-heróis da burocracia, do descaso, da lentidão da máquina pública e de leis populistas” (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)
  • Sessão Solene de Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Vilson Nailor Noer
    Noer foi um dos líderes da aprovação, em 2002, da abertura de lojas aos domingos na Capital (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

O empresário Vilson Nailor Noer recebeu o título de Cidadão de Porto Alegre nesta terça-feira, 27. A homenagem foi proposta pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB) e entregue no Plenário Otávio Rocha, na Câmara Municipal, que ficou lotado de amigos, familiares e empresários da Capital e do interior do Estado. “Os empreendedores são os verdadeiros heróis brasileiros. São eles que enfrentam os anti-heróis da burocracia, do descaso, da lentidão da máquina pública e de leis populistas”, disse Ramiro. “Além de criarem oportunidades para as suas famílias e de seus colaboradores, empresários como Vilson Noer ainda tiram tempo para auxiliar outros empreendedores, criando entidades como a AGV (Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo), fundada pelo empresário.

Além de fundador da AGV, Noer presidiu a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL POA) por várias gestões. Ele foi um dos líderes da aprovação, em 2002, da abertura de lojas aos domingos na Capital. “Lutamos 10 anos para aprovar a liberação do comércio aos domingos. Também brigamos muito para tirar os ambulantes do centro. Tudo mundo disse que seria o caos, que geraria desempego. Mas agora a prática mostrou o contrário. O Centro Popular de Compras abriga hoje mais de 500 pequenos empreendedores que antes estavam nas ruas do centro”, recordou Noer.

No seu discurso, o empresário fez um relato dos seus mais de 50 anos de história morando na cidade de Porto Alegre. Revelou que teve uma vida difícil na Capital, sem ter condições de se manter, porém, com muito esforço, vontade e comprometimento, conseguiu melhorar de vida. Falou sobre como conseguiu abrir portas e oportunidades para as políticas de varejo, graças ao trabalho feito na CDL.

O homenageado também citou a sua participação na promoção da "Liquida Porto Alegre". Noer explicou como fez a CDL da capital se tornar a maior gestora de banco de dados do Estado. "Hoje somos o melhor banco de dados do Rio Grande do Sul". Noer compartilhou o sentimento de participar da primeira viagem de varejo ao exterior, quando trabalhou as relações políticas com os Estados Unidos. Terminou seu discurso agradecendo a homenagem e a presença de seus familiares e amigos.

História 
Vilson Nailor Noer, 76 anos, é formado em Ciências Contábeis pela UFRGS, pós-graduado em varejo pela USP, e empresário do ramo livreiro. É fundador e ex-presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) e do SCPC/Boa Vista no RS. Também participou da criação do Liquida Porto Alegre, em 1997. Foi presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL POA) por várias gestões. É conselheiro da Federasul, Lojas Colombo, Fundação HPS, CDL POA e da Business School Unilasalle.

Em 1987, participou da construção da abertura do sábado inglês. Em 2002, da abertura de lojas aos domingos. Coordenou viagens internacionais para Europa (1990/1994) e para NRF (2005/2012). Também foi atuante na retirada completa de ambulantes do Centro Porto Alegre e apoiou o Centro Popular de Compras.

Edição

Orestes de Andrade Jr. (reg. prof. 10.241)