CIDADE

Ramiro faz prestação de contas e ouve demandas dos lojistas de Porto Alegre

Convidado para palestra na reunião-almoço do Sindilojas, o vereador do PSDB disse que é um “legítimo representante dos lojistas”

Ramiro no Sindilojas de Porto Alegre. Foto: OAJ
Ramiro no Sindilojas de Porto Alegre. Foto: OAJ

O vereador Ramiro Rosário (PSDB) foi o convidado desta terça-feira, 21, da reunião-almoço da diretoria do Sindilojas Porto Alegre. “Me considero um legítimo representante dos lojistas. Defendo quem empreende, pois eles são os principais responsáveis por gerar desenvolvimento, emprego e renda a quem mais precisa”, afirmou. Pré-candidato a deputado estadual, Ramiro fez uma prestação de contas do seu mandato na Câmara, ouviu demandas dos lojistas e expôs suas ideias para a Assembleia Legislativa. “Quero participar desse novo momento que vive o Estado, com as contas públicas equilibradas e em condições de ampliar as reformas e as desestatizações”, disse.

No Legislativo, Ramiro teve especial atenção para barrar projetos populistas propostos para onerar ainda mais quem empreende. Ao todo, o vereador impediu que 14 projetos de lei contrários ao comércio, serviços e varejo virassem lei na cidade.

Um deles criava regras para manutenção de ar-condicionado acima de 20mil BTUs. Outro reivindicava a inclusão de placas informativas classificando as gôndolas com itens de produtos alérgicos. Um projeto instituía as “Ruas de Lazer”, autorizando o fechamento de ruas de forma indiscriminada. Também foi proposta a prioridade de atendimento a pessoas idosas nos serviços de delivery; a etiquetagem diária para produtos com prazo de validade de até 30 dias e o feriado extraordinário dos 250 anos da Capital. “Todas essas iniciativas eram inconstitucionais e traziam novos encargos e obrigações aos lojistas”, observou Ramiro.

Autor do Pacote Contra Corrupção e da Lei de Quitação Legal, Ramiro disse que é um parlamentar de poucos mas bons projetos para a cidade. “Já temos leis suficientes. Por isso, pauto meu trabalho fazendo leis necessárias que beneficiam um grande número de pessoas e também sendo vigilante contra projetos ruins e absurdos”, afirmou.

O presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, elogiou o trabalho do vereador e as suas ideias para Porto Alegre e o Rio Grande do Sul. “Está garantido o apoio a partir desse momento. Claro que o Sindilojas não tem e não pode ter partido. Mas nós temos lado, principalmente daqueles que fazem bem ao comércio. Ter um representante como você na Assembleia Legislativa seria muito bom pra nós, como está sendo muito bom na Câmara, por defender os interesses do empreendedorismo e do varejo. É bom ter um político que pensa como empresário”, disse. 

Ramiro deixou claro que defende a austeridade nas contas públicas, tanto que não usa verba de gabinete; o fortalecimento da segurança pública, criando dispositivos mais duros que desestimulem o pequeno furto das lojas e roubo de cabos e fios elétricos; e tolerância zero e combate ao comércio informal. Arcione comentou que a defesa do vereador a favor da simplificação dos tributos, da desburocratização, da liberdade econômica e da estabilidade governamental atendem aos anseios dos lojistas da Capital. “Também defendo a ampliação do limite do Simples Nacional, corrigido pela inflação, para permitir a manutenção dos pequenos negócios”, destacou Ramiro.

Texto

Orestes de Andrade Jr. (reg. prof. 10.241)