PELO RIO GRANDE

Ramiro leva Caravana Contra Corrupção a Estância Velha, São Sebastião do Caí e Harmonia

Prefeito e vereadores das três cidades confirmaram que farão versões locais do projeto que virou lei em Porto Alegre

  • Ramiro em Estância Velha
    Ramiro foi recebido em Estância Velha pelo prefeito Diego Francisco (à sua dir.), pelo pres. da Câmara, João Gabriel Dilkin (à esq.), e o vereador Douglas Bittencourt
  • Ramiro em São Sebastião do Caí
    Em São Sebastião do Caí, os vereadores do PSDB João Marcos Duarte Guará (ao centro) e Elson Lopes reuniram-se com Ramiro Rosário

A Caravana Contra Corrupção do vereador Ramiro Rosário (PSDB) chegou a três cidades nesta segunda-feira, 17 de maio: Estância Velha, São Sebastião do Caí e Harmonia. Nos três municípios, Ramiro apresentou o seu Pacote Anticorrupção que virou lei no dia 6 de maio em Porto Alegre, incentivando prefeitos e vereadores a aprovarem versões locais do projeto. “A luta contra corrupção deve começar nas cidades, o mais próximo possível do cidadão”, defendeu Ramiro.

A primeira parada do dia foi em Estância Velha. O prefeito Diego Francisco, o presidente da Câmara, João Gabriel Dilkin, e o vereador Douglas Bittencourt receberam Ramiro. Tanto o prefeito como os vereadores do PSDB disseram que irão elaborar uma versão local do projeto anticorrupção. “Acreditamos que é uma lei que aperfeiçoa muito a gestão do município e inibe práticas de desvio de recursos públicos”, disse o prefeito Diego Francisco.

Em São Sebastião do Caí, os vereadores do PSDB João Marcos Duarte Guará e Elson Lopes também conheceram o projeto de Ramiro e confirmaram que irão apresentar iniciativa semelhante no município. Em Harmonia, os vereadores Michael Weber Reichert e José Roberto Rosa dos Santos, do PSDB, e a suplente Dani Marcansoni, igualmente tiraram dúvidas e ratificaram a intenção de protocolar um projeto contra corrupção no município.

O projeto foi criado a partir da experiência de Ramiro no comando da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, onde implementou uma grande modernização na forma de contratar com seus fornecedores, bem como na gestão e fiscalização de contratos, acabando com a corrupção em departamentos como DMLU e DEP.

“A partir da boa gestão dos contratos e das melhorias na fiscalização, pudemos contratar melhor e evitar que empresas corruptas seguissem sugando o dinheiro dos pagadores de impostos de Porto Alegre”, afirmou Ramiro. “Com o trabalho sério no combate à corrupção, tiramos Porto Alegre das páginas policiais e através do Pacote Contra Corrupção temos a oportunidade de fazer isso em outros municípios”, completou.

A Caravana Contra Corrupção já passou também por Viamão e São Leopoldo.

Texto

Orestes de Andrade Jr. (reg. prof. 10.241)