Sessão Plenária

Rejeitado projeto que previa reabertura de escolas infantis privadas

Sessão virtual da CMPA tem transmissões ao vivo pela TV Câmara.
Proposta foi votada em sessão virtual nesta quinta-feira (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

O projeto de lei que autorizava o funcionamento das escolas infantis da rede privada de ensino de Porto Alegre, para atendimento exclusivo às crianças cujos pais ou responsáveis exercem atividades consideradas essenciais, foi rejeitado em sessão virtual realizada pela Câmara Municipal da capital na tarde desta quinta-feira (28/5).

A proposta foi apresentada pela vereadora Claudia Araújo (PSD) e os vereadores Valter Nagelstein (PSD), Ricardo Gomes (DEM), José Freitas (Republicanos), Cassiá Carpes (PP) e Felipe Camozzato (Novo). Ao defender o projeto, os autores lembraram que as escolas infantis privadas possuem número reduzido de crianças, o que facilitaria o controle e higiene, assim como diálogo diário com as famílias. “Isso tornaria possível a detecção de sintomas que por ventura qualquer criança ou familiar possa apresentar. Além disso, os pais poderiam deixar seus filhos em segurança durante o turno de trabalho”.

A permanência dos impostos, encargos e o intuito de evitar demissões dos profissionais das escolas também foram ressaltados pelos vereadores ao defender a manutenção da atividade prestada. "As creches poderiam funcionar com até 40% da sua capacidade, podendo aumentar gradativamente de acordo com a liberação de outras atividades comerciais", sustentaram os autores.

Texto

Lisie Bastos Venegas (reg. Prof. 13.688)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)