Plano Diretor

Relatoria Temática I recebeu GT do 4º Distrito da SPM

Puricelli apresentou propostas para a região Foto: Bruno Todeschini
Puricelli apresentou propostas para a região Foto: Bruno Todeschini

A Relatoria Temática I do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA), que trata do Desenvolvimento Urbano: Estratégias e Modelo Espacial, esteve reunida na manhã desta quinta-feira (27/8). Os arquitetos Hermes Puricelli, Jorge Freitas Borges e Tânia Regina de Oliveira, do Grupo de Trabalho do 4º Distrito da Secretaria do Planejamento Municipal (SPM), apresentaram as propostas do Executivo para a região.

De acordo com a apresentação do GT, a Ação de Revitalização do 4º Distrito é parte do programa Porto do Futuro, que integra, junto com os programas Transforma Porto Alegre e Cidade Integrada, o eixo ambiental do modelo de gestão da SPM. A Ação envolve diversos órgãos públicos municipais que em conjunto devem “formular diretrizes, projetos e planos concertados entre o poder público e privado” de modo a atender demandas da sociedade, qualificar o espaço urbano e “buscar o desenvolvimento sustentável desta região e a melhoria da qualidade de vida”.

Orla

O 4º Distrito é a área que vai desde a rodoviária até a Ponte do Guaíba e a partir da Ponte até o limite norte da cidade, tem as avenidas Farrapos e Voluntários da Pátria como limites leste-oeste e abrange os bairros Floresta, São Geraldo e Navegantes. A região, que até há alguns anos era um território industrial e operário, sofreu com a perda do pólo industrial para outras regiões da cidade e com o consequente esvaziamento habitacional que, segundo a SPM, teve também como motivos uma série de alagamentos na área. O PDDUA de 1999 propôs ações articuladas entre o poder público e o setor privado – através de Parcerias Público Privadas (PPP) – que promovessem uma “reconversão econômica” da região.

Entre as propostas do GT para revitalizar o 4º Distrito, estão a reciclagem de prédios antigos “que hoje se encontram sub-utilizados”, aproveitando a estrutura existente para construir moradias e usando o que sobra desses terrenos na construção de blocos de apartamentos populares. O GT busca alternativas para o rompimento das barreiras viárias causadas por avenidas como a Farrapos e pela linha da Trensurb, que segundo Puricelli "cortam a cidade ao meio”. O Grupo discute também projetos para reconectar a região ao Centro Histórico da Capital.

O resgate da conexão entre a Orla do Guaíba e a Área da Igreja dos Navegantes, onde se concentram os fiéis ao fim da procissão na festa da padroeira da cidade, hoje cortada por viadutos e outras barreiras “intransponíveis” também é uma preocupação, diz Puricelli, explicando que há uma interface do trabalho do GT 4º Distrito com os projetos que estão sendo elaborados pelo GT Orla do Guaíba.

Relatório

Compareceram à reunião o relator Mauro Zacher (PDT), o revisor Waldir Canal, o vereador Toni Proença (PPS), o assessor da Relatoria, arquiteto Álvaro Moraes, o professor Athos Rocha (PUCRS), Paulo Afonso da Rosa, representando o secretário do Planejamento, e membros do Fórum de Entidades.

Após a apresentação da SPM, Zacher reuniu a Temática para mais uma olhada nas emendas discutidas pelo grupo, já que as cinco Relatorias Temáticas têm até a segunda-feira (31/8) para encaminhar ao presidente da Comissão Especial do PDDUA, vereador João Antonio Dib (PP), o relatório final da análise da revisão do Plano. A entrega dos relatórios está marcada para as 17h30min no Salão Nobre da Presidência.

Carla Kunze (reg. prof. 13515)

Ouça:
Relatoria debate revitalização do Quarto Distrito