Plano Diretor

Relatorias debatem Linha da Copa e Cais Mauá

Na Relatoria I, Kasper apresentou a Linha da Copa Foto: Bruno Todeschini
Na Relatoria I, Kasper apresentou a Linha da Copa Foto: Bruno Todeschini

Três Relatorias Temáticas que discutem a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre (PDDUA) proposta pelo Executivo estiveram reunidas nesta quinta-feira (25/6) no Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal de Porto Alegre, Av. Loureiro da Silva, 255.

A Relatoria I, que debate o Desenvolvimento Urbano: Estratégias e Modelo Espacial, discutiu o tema Mobilidade Urbana com representantes da Secretaria de Planejamento Municipal (SPM) e da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb). Humberto Kasper, Superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, apresentou o plano para implantação de rede integrada do transporte público coletivo de Porto Alegre.

A proposta de rede estrutural sobre trilhos integra a Linha 1 do Trensurb e a Linha Circular de Metrô. Ao alcançar a extensão final de aproximadamente 35 km, sendo 3 km de conexão com o Trensurb, o Metrô deverá atender a um milhão de passageiros por dia, em uma estrutura de 24 estações convencionais e sete estações de integração multimodal. O sistema terá tarifa única e, segundo Kasper, a arrecadação tarifária deverá chegar a R$ 132 milhões de reais ao ano.

Linha da Copa

O projeto prevê duas fases de implantação, a primeira deve estar concluída até 2013, visando à Copa do Mundo de futebol, e a segunda, de conclusão da linha circular, até 2023. A Linha da Copa, como vem sendo chamada a primeira etapa, terá extensão de 15,3 km, 11 estações e 5 terminais de integração multimodal. Serão 25 trens, um total de 100 carros, com intervalos, no horário de pico, de 2,5 minutos.

A estimativa é de que o trecho, ao atingir 15 bairros da capital, vai servir diretamente a uma população de 105 mil habitantes, devendo usar a linha cerca de 40 mil pessoas por hora, numa projeção diária de 290 mil usuários. A implantação da Linha da Copa vai gerar, segundo o projeto da Trensurb, 184 mil empregos e terá um custo total de R$ 2,5 bilhões de reais.

Além de Humberto Kasper, da Trensurb, participaram da reunião os vereadores Mauro Zacher (PDT) e Engenheiro Comassetto (PT), o arquiteto Álvaro de Souza Moraes Filho, assessor técnico da Relatoria, Athos Rocha (PUCRS), David Bondar (Uniritter), Luciano Andreatta (IPA), Paulo Afonso Rosa e Luis Carlos Zubaran (SPM), Marília Fidel (COP), e Arno Trapp e Idair Trapp, representantes do Fórum de Entidades.

Estatuto

A Relatoria II deu continuidade à análise do projeto do Executivo, as alterações e propostas de emendas que dizem respeito ao Sistema de Planejamento e a Adequação ao Estatuto da Cidade. Participaram da reunião o vereador Nelcir Tessaro (PTB), o advogado especialista em direito urbanístico Luiz Portella Pereira, assessor técnico da Relatoria, a arquiteta Maria da Conceição Lopes da Silva e Paulo Guarnieri, da Associação de Moradores do Centro, representando o Fórum de Entidades.

Cais Mauá

A Relatoria IV, que debate os Projeto Especiais do Centro da Cidade e do Cais do Porto recebeu o presidente da M. Stortti Business Consulting Group, Maurenio Stortti, que apresentou o Projeto Cais Mauá. A empresa é uma das consorciadas do grupo que teve seu Plano de Negócios escolhido pelo governo do Estado para subsidiar a licitação da obra de revitalização do Cais Mauá. No consórcio, estão ainda as empresas Landside, ProActiva, GIS Trade Center, Construções Camargo Corrêa, b720 Arquitectos e Jaime Lerner Arquitetos.

Participaram da reunião Maurenio Stortti e a arquiteta Camile Voit, da M. Stortti, os vereadores Airto Ferronato (PSB), Valter Nagelstein (PMDB), Adeli Sell (PT) e João Dib (PP), o arquiteto César Dorfmann, assessor técnico da Relatoria, Dalton Bernardes (Uniritter), Flávio Kiefer (Ulbra), Ana Rosa Cé (PUCRS), Marcos Miethiani da Silva (IPA), além de representantes do Fórum de Entidades e assessores.

Carla Kunze (reg. prof. 13515)

Ouça:
Projeto de revitalização do Cais Mauá é apresentado na Câmara