Frente Parlamentar

Reunião de Planejamento da Frente Parlamentar de Prevenção ao suicídio e automutilação

Reunião de Planejamento da Frente Parlamentar de Prevenção ao suicídio e automutilação
Reunião de Planejamento da Frente Parlamentar de Prevenção ao suicídio e automutilação

Na tarde desta quinta-feira, a vereadora Psicóloga Tanise Sabino esteve reunida com os integrantes da frente parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação. O grupo, formado por profissionais da área da saúde mental, lideranças políticas, lideranças comunitárias e instituições, planejou ações que irão desenvolver, além do setembro amarelo. “Foi uma reunião muito produtiva, em que foi possível compartilhar experiências, ouvir sugestões e também apresentar as propostas do mandato em relação a frente parlamentar de Prevenção ao Suicídio e Automutilação”, salientou a vereadora.

Wamberti di Lorenzo parabenizou o trabalho da vereadora e lembrou que: "eu conheci a Tanise Sabino na Prefeitura de Porto Alegre, quando ela estava minsitrando uma palestra sobre o tema ‘felicidade no trabalho’. Precisamos sim falar dos fatores de risco do suicídio e automutilação, mas também precisamos falar sobre fatores de bem-estar e qualidade de vida. E penso que essa frente parlamentar pode contribuir muito para isso”.

A Dalva Stracke, Coordenadora do Centro de Valorização a Vida (CVV) relatou a experiência do trabalho na instituição. “É preciso tratar a saúde mental, pois sabemos que muitas pessoas que realizam o suicídio, de alguma forma, avisam antes. As pessoas estão se sentindo muito solitárias e precisamos trabalhar o tema solidão para evitar grandes tragédias”.

Segundo Dr. Alceu Gomes, Médico Psiquiatra: "fico feliz de termos este espaço onde poderemos debater ações importantes, ainda mais como a prevenção ao suicídio. Eu lembro de uma época em que fomos ensinados a não falar sobre suicídio. Hoje, percebemos que é importante falarmos, mas da forma correta”.

Joelson Lemos, acadêmico de Psicologia, agradeceu o convite e contribuiu em sua fala relatando a sua experiência como líder dos adolescentes em sua igreja, na cidade de Porto Alegre. “Estamos cuidando dos adolescentes e percebemos que a pandemia trouxe um aumento de casos de suicídio e automutilação. Muitos podem ser os gatilhos, como por exemplo a solidão que os adolescentes sentem”, ressaltou o estudante de Psicologia.

Nivo Gonçalves, Psicólogo, disse estar satisfeito em poder contribuir com sugestões  para frente parlamentar, liderado pela Presidente Tanise Sabino e parabenizou a vereadora por ter a bandeira da saúde mental. “É a primeira vez que participo de uma frente parlamentar,  temos muito o que fazer pela nossa cidade”. 

Zeila Bedin, Psicóloga, Psicoterapeuta e Diretora do IDG, ressaltou a importânca desta frente parlamentar e sua experência em consultório e nas organizações de trabalho. “As pessoas estão adoencendo, e precisamos pensar nas razões desse adoecimento mental. Ter um espaço como essa frente parlamentar, com certeza, irá nos ajudar a estabelecer estratégias e intervenções,  inclusive cobrar do poder público soluções”.

Conforme a vereadora e presidente da frente parlamentar Tanise Sabino: “acredito que avançamos quando trabalhamos em conjunto e olhamos para mesma direção. Estamos somando esforços e juntos vamos inserindo, cada vez mais, a pauta da saúde mental na agenda da cidade. Precisamos ouvir as experiências para podermos construir ações efetivas para nossa sociedade. Hoje, foi a primeira reunião de planejamento de muitas que teremos no nosso cronograma. Não basta somente fazer ações, temos que pensar e planejar”, ressaltou a vereadora.

 

Estavam presentes na reunião:

- Dr Alceu Gomes, Médico Psiquiatra

- Dra Zeila Bedin, Psicologa, Psicoterapeuta e Diretora do Instituto de Desenvolvimento Global (IDG)

- Dalva Stracke, Coordenadora do Centro de Valorização a Vida (CVV)

- Wambert Di Lorenzo, Professor e Diretor do PROCON

- Nivo Roque Gonçalves, Psicólogo

- Joelson Lemos, acadêmico de Psicologia e reponsável pelo departamento dos adolescentes da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

- Vívian Garcia, Psicóloga e chefe de gabinete