Saúde Mental- DF

Reunião na Secretaria de Saúde do Distrito Federal - Brasília

Reunião na Secretaria de Saúde do Distrito Federal - Brasília
Reunião na Secretaria de Saúde do Distrito Federal - Brasília

Cumprindo agendas em Brasíliaa Vereadora Psicóloga Tanise Sabino e o Deputado Elizandro Sabino estiveram reunidos no dia de hoje (29) com a Coordenadorada Saúde Mental do Distrito Federal da Secretaria de Saúde, Vanessa Soublin de Vasconcelos para conhecer os projetos realizados na área da saúde mental. A Secretaria de Saúde é o órgão do Poder Executivo do Distrito Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltados para a promoção, prevenção e assistência à saúde. É função da Secretaria de Saúde dispor de condições para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida aos moradores do Distrito Federal.

Um dos projetos realizado pela Coordenação da Saúde Mental é apoio emocional aos pacientes com Covid-19 internados no Hospital Regional do Gama (HRG) e o tratamento ambulatorial pós Covid. Outro projeto que a secretaria desenvolve é o "Programa Voluntáriado em Ação".

A vereadora Tanise Sabino que entrou com um indicativo de lei ao executivo neste sentido, através do “Programa de Voluntariado em Saúde Multidisciplinar” para tratamento pós COVID em Saúde e Saúde Mental, ressaltou a importância deste apoio emocional ao enfrentamento pós doença, pois os pacientes se sentem acolhidos e podecontar com as redes de apoio psicossocial. Neste sentido, os profissionais serão os vínculos mais próximos a ajudar os pacientes a visualizar a capacidade de expressão do sentimento de como eles conseguem manejar a situação que estão vivenciando neste momento. 

Conforme a Vereadora Tanise Sabino, “este indicativo tem como objetivo buscaaliviar o sofrimento dos pacientes, familiares e da própria equipe linha de frente ao enfrentamento da doença, durante esse período tão difícil de estresse emocional”.

A vereadora, que teve a proposição da Frente Parlamentar da Promoção à Saúde Mental aprovada em plenário, convidou a coordenadora da saúde mental do DF, Vanessa, a participar da instalação da frente que ocorrerá de forma virtual nas próximas semanas no mês de maio. Vanessa Soublin de Vasconcelos parabenizou a parlamentar pela iniciativa da frente evidenciou a importância deste tema. “Precisamos neste momento unir forças em prol da saúde mental e a frente é um instrumento muito importante. Quando o legislativo apoia as ações de saúde mental do Executivo, temos melhores resultados na implantação de políticas públicas”, ressaltou a coordenadora. 

O Deputado Elizandro Sabino, como Presidente da Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente, também salientou a importância do cuidado com a saúde mental em relação a infância e adolescência, uma vez que a pandemia tem trazido prejuízo nas relações psicossociais deste público. 

Na ocasião da reunião, a Vereadora e o Deputado Elizandro apresentaram a campanha “Vamos lutar contra: suicídio, automutilação e violência contra as mulheres”. Esta é uma campanha que o casal já vem realizando há anos em Porto Alegre e no Estado do Rio Grande do Sul, através de palestras e ações de conscientização nas igrejas, escolas, faculdades e comunidade em geral. A Vereadora Psicóloga entregou material informativo contendo “14 razões para ser feliz”, com dicas simples, como a importância da atividade fisica, lazer, alimentação saudável e otimismo diante das adversidades da vida.  

O Deputado Estadual Elizandro Sabino, autor da Lei 15.412 de 19 de Dezembro de 2019, que instituiu a campanha de estímulo ao cuidado da saúde mental e bem-estar refere que “atualmente temos uma necessidade coletiva de enfrentar os problemas de saúde e saúde mental que vão além do nosso corpo e afetam a vida pessoalprofissional, familiar e socialA saúde mental uma das áreas mais negligenciadas da saúde pública”. 

Por fim, a Vereadora Tanise Sabino e o Deputado Elizandro Sabino conheceramoutros projetos realizados pela Coordenação da saúde mental, saindo satisfeitos com a agenda realizada, trazendo novos compromissos a saúde mental de Porto Alegre.