Instituto Contemporâneo

Reunião no Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade de Porto Alegre

  • Reunião no Instituto Contemporâneo de Porto Alegre
    Reunião no Instituto Contemporâneo de Porto Alegre
  • Reunião no Instituto Contemporâneo de Porto Alegre
    Reunião no Instituto Contemporâneo de Porto Alegre

A Vereadora Psicóloga Tanise Sabino esteve na manhã de ontem (6) em reunião no Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade que é um instituto de ensino, pesquisa, cultura e formação em Psicoterapia Psicanalítica. A renião foi com a Psicanalista Angela Beatriz dos Santos Piva, Diretora Geral e fundadora da instituição, juntamente com o Dr. César Bastos. 

Na oportunidade, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino apresentou a sua trajetória profisisonal e política, salientando que é a primeira psicóloga eleita da capital para o cargo de Vereadora, e que a sua atuação parlamentar será em prol da saúde mental. Informou também, alguns projetos e ações de sua autoria que já está tramitamndo no parlamento, tais como o indicativo de lei sobre o “programa de vountariado em Saúde Multidisciplinar” para tratamento pós COVID em Saúde e Saúde Mental a pacientes e seus familiares residentes em Porto Alegre, através de convênios firmados com profissionais liberais, entidades, institutos e clínicas de atendimento de psicoterapia, faculdades, universidades e programas de pós-graduação (PPG) em diversas disciplinas, bem como instituições que trabalhem com voluntariado em atendimento à saúde em geral, que será gerido pela Secretaria Municipal da Saúde.

Conforme a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino “o meu compromisso é a saúde mental, e como vereadora eleita, meu foco será neste sentido. Precisamos oportunizar atendimentos psicológicos as comunidades de baixa renda. Infelizmente, ainda hoje, o tratamento psicológico é endendido como uma questão de luxo, mas o legado da pandemia terá impacto direto na saúde mental”.

Nesta mesma linha, a Psicanalista Angela Beatriz dos Santos Piva, referiu que o “o Instituto Contemporâneo realiza atendimentos psicológicos e psiquiátricos para a comunidade em geral, com valores acessíveis. Temos inclusive, projetos sociais, que os estudantes e profissionais atendem de forma gratuita ou conforme a renda da pessoa, sendo muito procurado pela comunidade, tendo uma grande lista de espera. A busca por atendimento psicológico aumentou muito nesta pandemia”.

O Instiuto Contemporâneo investe em cursos de formação, pós-graduação, cursos de extensão e estágios em Psicologia Clínica. Nestes quase 24 anos de existência, cerca de 480 alunos formaram-se pela Instituição, nas diversas especializações (Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica, Teoria Psicanalítica e as Psicoterapias na Infância, Adolescência e Idade Adulta, Teoria Psicanalítica e a Clínica Psicoterápica e Psicanálise Vincular). O corpo docente do Contemporâneo, conta com aproximadamente 50 professores, entre especialistas, mestres e doutores.

Após a reunião, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino conheceu os espaços físicos do Instituto.  São 13 consultórios de atendimento, 01 sala de psicopedagogia, 01 auditório e diversas outras salas de aula e supervisão. Conforme a Vereadora Tanise Sabino “o espaço é ótimo, e muito acolhedor, e todos os protocolos de prevenção ao covid-19 estão sendo cumpridos”.