Revitalização do Cais Mauá discutida na Comissão Especial
A reunião desta quinta-feira (23/4) da Comissão Especial que analisa o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) debateu os conteúdos em pauta na Comissão Temática IV, que trata dos Projetos Especiais do Centro da Cidade e do Cais do Porto. Para falar especificamente sobre o andamento dos projetos na área do cais do porto, a Comissão contou com a presença do presidente da Comissão de Revitalização do Cais Mauá, Edemar Tutikian, que apresentou os detalhes do projeto.
Conforme Tutikian, com investimento de 500 milhões de reais e tempo de execução estimado em quatro anos, o projeto apresentado pelo governo do Estado para o Cais Mauá abrange instalações e empreendimentos comerciais em uma área total de 181 mil m². "Destes, 65,5 mil m² são nas docas, 74 mil m² no Cais e 41,5 mil m² no Gasômetro, permeando a orla do Guaíba numa extensão de três mil metros, equivalente a cinco vezes a extensão da rua Padre Chagas". O projeto , segundo disse, já envolve mais de 20 parceiros e pretende criar cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos.
O presidente da Comissão de Revitalização do Cais Mauá garante ainda que será da iniciativa privada o investimento, a administração e o funcionamento do complexo, sem ônus para o Estado, e que, ainda assim, a área continuará sendo pública, com acesso garantido à população: "Tanto no entorno como nos espaços a serem revitalizados". Segundo Tutikian, serão mantidas as atividades culturais já existentes na área, como as sazonais Feira do Livro e Bienal do Mercosul, além do Museu de Arte Contemporânea.
A Comissão do PDDUA é presidida pelo vereador João Antonio Dib (PP). As reuniões são abertas ao público, sempre às quintas-feiras a partir das 9h30min, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255).
Carla Kunze (reg. prof. 13515)
Ouça:
Projeto do Cais Mauá é apresentado à comissão do Plano Diretor