Artes Plásticas

Ricardo Fonseca expõe desenhos em Operações

Artista mescla materiais e cores Foto: Divulgação
Artista mescla materiais e cores Foto: Divulgação

O arquiteto e artista plástico Ricardo Fonseca está com a exposição individual Operações no T Cultural Tereza Franco, da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255, 2º piso) até 16 de novembro. Fonseca mostra trabalhos coloridos e em preto e branco resultantes de sua pesquisa sobre procedimentos gráficos envolvidos na construção do desenho.

A diversidade de materiais, de cores e de formatos de papel predomina na obra de Fonseca. O artista destaca-se também pelo uso de linguagens e referências das artes visuais, da cultura pop e da ficção científica, visível nas recorrentes figuras fantásticas de formas orgânicas. “O conjunto pretende, através das possibilidades imaginativas do desenho, estimular percepções criativas da realidade”, afirma.

Quadrinhos, ilustração e design

Fonseca é graduado em Arquitetura e Urbanismo desde 2003 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) e cursa Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Também frequentou cursos de quadrinhos no Atelier Livre de Porto Alegre e no Museu de Comunicação Hipólito José da Costa. De 1991 a 1993 estudou na Escolinha de Artes da Ufrgs.

O artista ajudou a fundar, em 2007, o Canhotórium, estúdio coletivo voltado às artes aplicadas, com diversos trabalhos de ilustração e design no currículo. Em 2010, o coletivo do estúdio integrou a Cow Parade da capital gaúcha. No ano passado, com o coletivo de gravura Rizoma, Fonseca participou da série Postais de Porto Alegre, com lançamento e exposição na Koralle do Santander Cultural.

A mostra na Câmara pode ser visitada das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16 horas, às sextas-feiras. No feriado de 15 de novembro, não haverá visitação. A entrada é franca. Informações: (51) 3220-4392, e-mails claudiah@camarapoa.rs.gov.br e ricardo.fvf@gmail.com

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)