Sessão Solene

Ricardo Kollet é Cidadão de Porto Alegre

Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Ricardo Guimarães Kollet.
Kollet e Brum exibem o título do mais novo Cidadão de POA (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Em Sessão Solene nesta quarta-feira (10/8), a Câmara Municipal entregou a Ricardo Guimarães Kollet o título de Cidadão de Porto Alegre. A distinção foi proposta pelo vereador Paulo Brum (PTB). O presidente da Casa, vereador Idenir Cecchim (MDB), conduziu a sessão, realizada no Plenário Otávio Rocha.

Brum destacou que Kollet dedicou-se a atender as demandas dos moradores da Capital, especialmente, da Zona Sul, realizando registros de nascimento, celebrando casamentos e registrando imóveis e outros bens, sempre focado na proteção dos interesses legítimos dos cidadãos e atuando junto a diversas entidades da sociedade civil voltadas a atender as necessidades das parcelas menos favorecidas da sociedade. "Por sua dedicação, ele faz parte da vida diária da Capital, gozando de grande prestígio e consideração, especialmente junto à população da Zona Sul. Sua dedicação nos últimos 30 anos na cidade também foi determinante para a Casa lhe conceder esta homenagem."

Kollet lembrou de sua chegada à Capital há 30 anos, quando foi designado para a distrital de Belém Novo. "Eram duas pessoas lá, além de mim. Hoje, somos 52." Disse que conquistou em 30 anos muitos irmãos na cidade, mas observou que estar na Câmara para receber esta distinção é motivo de grande felicidade. "Agora posso dizer que esta terra me deu, depois de 30 anos de trabalho aqui, uma 'certidão de nascimento'. Uma certidão diferente, fruto de uma lei aprovada nesta Casa. É um documento pelo qual sou formalmente adotado por esta cidade. Por isso, sou muito agradecido por esta homenagem."

História

Kollet é natural de Bom Retiro do Sul. Formado em Direito, em 1988 prestou concurso público de notários e registradores e, após aprovação, recebeu a delegação para o Ofício Distrital de Belém Novo, em Porto Alegre, quando então passou a viver na Capital. Na área da docência, foi professor de Direito nos cursos de especialização na Unisinos, na Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), na UNISC, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), na Universidade do Vale do Itajaí (Univali /SC) e no Instituto Brasileiro de Educação, Seleção e Tecnologia (Ibest), sendo orientador de diversos alunos e participando de bancas de defesa de monografias. Em 2018, foi desdobrado em 14º Tabelionato de Notas, estando a exercer seu mister em prol da sociedade porto-alegrense junto ao Jardim Verde Shopping, na Zona Sul.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)