SESSÃO SOLENE

Rodrigo Valin de Oliveira é Cidadão de Porto Alegre

  • Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao sr. Rodrigo Valin de Oliveira.
    Solenidade de entrega do título ocorreu no Plenário Otávio Rocha (Foto: Leonardo Freitas Lopes/CMPA)
  • Outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao sr. Rodrigo Valin de Oliveira
    Rodrigo Valin de Oliveira (Foto: Leonardo Freitas Lopes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou uma sessão solene na noite desta quinta-feira (24) para a entrega do título de Cidadão de Porto Alegre ao professor Rodrigo Valin de Oliveira. A homenagem foi proposta pelo vereador Luiggi Bertaco (PDT). A solenidade, que ocorreu no Plenário Otávio Rocha, foi conduzida pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT).

Bertaco relembrou seu histórico com Valin, seu professor na disciplina de política e teoria geral do Estado no curso de Direito da UFRGS, afirmando que o homenageado possui “uma das melhores didáticas que eu, como aluno, presenciei”. Ele enumerou diversos motivos que justificariam a concessão do título: “poderia exaltar suas publicações acadêmicas, seu currículo, o fato de ter contribuído para a formação de milhares de profissionais, sua defesa dos direitos humanos”. Bertaco concluiu afirmando que “o motivo é que o senhor tem um coração enorme, uma bondade e um espírito público que são capazes de incentivar, motivar e transformar qualquer pessoa com quem conviva. Porto Alegre é uma cidade muito melhor por sua presença”.

O homenageado relembrou sua mudança para a Capital e o cenário cultural e acadêmico com que se deparou, no final dos anos 1980: “Havia um patrimônio cultural e histórico, um mundo das ideias, a Porto Alegre dos livros, a Porto Alegre cultural, que fervilhava. Tive contato com grandes professores, figuras da intelectualidade sul-rio-grandense”. Ele destacou que “hoje, posso dizer que sou Porto Alegre, misturado que estou às histórias desta cidade”.

O professor agradeceu à Câmara pela homenagem e afirmou que “aqui, contempla-se, como em nenhuma outra instituição, a diversidade que há nas sociedades livres”. Ele afirmou que “as instituições são a chave para a democracia, o regime dos direitos humanos” e que “o Legislativo é a espinha dorsal das instituições democráticas”.

Valin fez referência à docência, dizendo que “o magistério deve ser marcado pela tolerância, entendida no sentido de aceitação das diferenças, de respeito pelo outro”. Ele também homenageou seus estudantes: “Minha cidade são os meus alunos. Meus estudantes são o meu centro de gravidade”, afirmou.

Histórico

Rodrigo Valin de Oliveira é natural de Taquara. Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor adjunto da UFRGS. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Estado e Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de governo, filosofia do Estado, direitos fundamentais, direitos humanos, controle de constitucionalidade, Supremo Tribunal Federal e Poder Judiciário. Integra a Comissão de Ética Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

Foi vice-diretor da Faculdade de Direito da UFRGS, entre 2017 e 2020. Na UFRGS, mantém grupo de estudos público e gratuito a todos os interessados em estudar direito constitucional e direitos humanos, quer tenham vínculo formal ou não com a Universidade. Antes de ingressar como professor na UFRGS, exerceu a docência universitária no curso de Direito da Universidade Ritter dos Reis (Uniritter), orientando alunos e alunas em trabalhos de conclusão de curso e sendo responsável por atividades de extensão por mais de uma década. Também foi coordenador do curso de Direito da Uniritter.

Texto

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)