Tribuna Popular

Romaria da Desatadora de Nós ocorre neste final de semana

Paroquia São Vicente Mártir, da Cavalhada, sedia esta devoção desde 2006

  • Romaria Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Na foto, padre Jaime José Caspary.
    Padre Jaime José Caspary convidou para a procissão (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Romaria Nossa Senhora Desatadora dos Nós.
    Imagem da santa foi levada ao plenário Otávio Rocha pelos devotos (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A XIV Romaria Nossa Senhora Desatadora de Nós será realizada no próximo domingo, dia 1º de dezembro. Eventos preparativos para a procissão, contudo, vêm sendo promovidos nas sextas-feiras pela Paróquia São Vicente Mártir, do bairro Cavalhada. Convite para a participação nestes atos de fé cristã foi feito na tarde desta segunda-feira (25/11) ao plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre pelo padre Jaime José Caspary. Conforme destacou ele aos vereadores e vereadoras, ao falar no espaço da Tribuna Popular da sessão ordinária, esta devoção vem sendo incentivada pela paróquia desde 2006.

A XIV Romaria será iniciada com missa na Paróquia São Vicente, na tarde do dia 30 de novembro, quando então a imagem da Desatadora de Nós será levada para a Igreja de Nossa Senhora das Graças, na Tristeza. No domingo, dia 1º de dezembro, pela manhã, procissão a pé sairá daquela igreja, percorrendo a Avenida Otto Niemayer, de volta até a São Vicente, onde haverá missa campal. Padre Caspary, em seu pronunciamento, destacou o histórico de Nossa Senhora Desatadora de Nós, iniciado na Alemanha, há mais de 300 anos. Como explicou, a devoção surgiu a partir de frase de Santo Irineu: “Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano. Maria, por sua obediência, desatou os nós”. 

Cumprimentaram o Padre Caspary e saudaram a realização da romaria os vereadores João Carlos Nedel (PP), Lourdes Sprenger (MDB), Aldair Oliboni (PT), Paulinho Motorista (PSB) e Mônica Leal (PP).

Texto

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:CavalhadaParóquia São Vicente MártirromariaDesatadora de Nós