Tribuna Popular

Rotary divulga campanha para erradicar a poliomielite

  • Tribuna Popular com o Rotary Club de Porto Alegre Jardim Planalto – Distrito 4670.
    José Luiz Feijó, que teve paralisia infantil, falou sobre a importância da vacinação para erradicação da doença (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Tribuna Popular com o Rotary Club de Porto Alegre Jardim Planalto – Distrito 4670.
    Vereadores e vereadoras manifestaram apoio à campanha do Rotary Club (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O período de Tribuna Popular da sessão ordinária semipresencial desta segunda-feira (11/10), na Câmara Municipal de Porto Alegre, foi utilizado pelo Rotary Club de Porto Alegre Jardim Planalto – Distrito 4670. Na oportunidade, o coordenador distrital da subcomissão Polio Plus do Distrito, José Luiz Marocco Feijó, falou sobre a poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil.

 

Feijó afirma que a função do Rotary Club “é servir para transformar vidas”. Saudando a todos os voluntários do clube, o orador afirma que a “principal campanha” do Rotary é erradicar a poliomielite, que “é uma doença infectocontagiosa de alto risco e contaminação e que não tem cura”. Feijó aponta que as crianças infectadas têm deficiências físicas, e a prevenção se dá somente através das vacinas. “A prova de que as vacinas funcionam é que o último caso foi em 1989, no Brasil”, salienta, contando que contraiu a doença aos dois anos de idade. “Perdi completamente a força na perna esquerda.”

 

O orador conta que a Rotary aderiu ao combate contra a poliomielite em 1985, com o programa Polio Plus. “Naquela época, 350 mil crianças por ano contraíram a doença, quase 1000 por dia, a cada 15 minutos, 10 crianças ficavam deficientes.” Feijó frisa que, neste ano, foram registrados casos no Afeganistão e no Paquistão, enquanto, em 2020, 140 casos foram registrados. O representante da Rotary falou sobre o mês de outubro, que enfatiza o combate à poliomielite, tendo, no próximo dia 16, o Dia Nacional da Poliovacinação, e dia 24 como o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, data em que a entidade organiza uma carreata em Porto Alegre, que terá início às 10h, na Fiergs, e se encerrará no Parque Marinha do Brasil.

 

Feijó saudou ainda a Lei 12.091/16, que obriga os pais de crianças em idade de vacinação, ou os seus responsáveis, a apresentarem, no ato da matrícula em estabelecimentos de ensino, público ou privado, a Caderneta de Saúde da Criança contendo o registro da aplicação das vacinas obrigatórias à sua idade. Agradeceu aos “voluntários que trabalham para erradicar a polio” e afirma que, “se hoje nossos filhos e netos não têm mais paralisia, se deve ao trabalho incansável desses voluntários”. Feijó sugeriu a iluminação do prédio da prefeitura, no dia 24 de outubro, em alusão a campanha End Polio Now, que busca erradicar a poliomielite. Os vereadores Pedro Ruas (PSOL), Comandante Nádia (DEM), Cláudia Araújo (PSD), Cláudio Janta (SD), Idenir Cecchim (MDB), Leonel Radde (PT), Daiana Santos (PCdoB) e Roberto Robaina (PSOL), representando suas bancadas, saudaram a entidade fazendo uso do microfone de apartes.

Texto

Rian Ferreira (estagiário de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:erradicaçãovacinaRotaryparalisia infantilpoliopoliomielite