Roteiro de visitação aos CAPS se inicia em Porto Alegre
No dia 04 de outubro, foi dado início ao roteiro de visitação aos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS, de Porto Alegre. A iniciativa é da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, Presidente da Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental, com objetivo de conhecer e pautar as necessidades de cada CAPS. A primeira unidade escolhida para visitas foi o Cais Mental Centro, ambulatório de saúde mental que presta atendimento psiquiátrico a crianças, adolescentes e adultos nos bairros Centro e Restinga (Zona Sul).
Segundo a Vereadora, “é muito importante construir políticas públicas, em conjunto, executivo e legislativo, com o propósito de beneficiar a população em geral”. Ainda na ocasião, a parlamentar se colocou à disposição para promover ações e realizar a interlocução entre legislativo e executivo, voltadas à saúde mental. Em reunião com a Coordenadora do Cais Mental, Enfermeira Teane, a Vereadora pôde conhecer a história do centro, que, há mais de 25 anos, vem atendendo e acolhendo os porto-alegrenses. Na ocasião, Teane ressaltou a importância da visita, pois “essa foi a primeira vez que um parlamentar visita o CAPS para conhecer melhor a realidade trabalhada aqui”.
Uma realidade encontrada na visita foi a quantidade de profissionais da área da psicologia no local. A servidora Lidiane, que trabalha na área administrativa, ressaltou que “devido a pandemia que estamos passando, a demanda em relação à saúde mental aumentou, a partir disso precisamos de mais profissionais da psicologia para poder suprir as necessidades da comunidade”. Outro ponto abordado foi a questão das aposentadorias dos servidores públicos e a não reposição dos cargos.
O Psicólogo Mauricio, que faz parte da equipe como Residente da Unisinos, também participou do encontro, compartilhando as vivências e ações realizadas na unidade.