SAÚDE MENTAL

Roteiro de visitação aos CAPS se inicia em Porto Alegre

Roteiro de visitação aos CAPS se inicia em Porto Alegre
Roteiro de visitação aos CAPS se inicia em Porto Alegre

No dia 04 de outubro, foi dado início ao roteiro de visitação aos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS, de Porto Alegre. A iniciativa é da Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, Presidente da Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental, com objetivo de conhecer e pautar as necessidades de cada CAPS. A primeira unidade escolhida para visitas foi o Cais Mental Centro, ambulatório de saúde mental que presta atendimento psiquiátrico a crianças, adolescentes e adultos nos bairros Centro e Restinga (Zona Sul). 

Segundo a Vereadora, “é muito importante construir políticas públicas, em conjunto, executivo e legislativo, com o propósito de beneficiar a população em geral”. Ainda na ocasião, a parlamentar se colocou à disposição para promover ações e realizar a interlocução entre legislativo e executivo, voltadas à saúde mental. Em reunião com a Coordenadora do Cais Mental, Enfermeira Teane, a Vereadora pôde conhecer a história do centro, que, há mais de 25 anos, vem atendendo e acolhendo os porto-alegrenses. Na ocasião, Teane ressaltou a importância da visita, pois “essa foi a primeira vez que um parlamentar visita o CAPS para conhecer melhor a realidade trabalhada aqui”.  

Uma realidade encontrada na visita foi a quantidade de profissionais da área da psicologia no local. A servidora Lidiane, que trabalha na área administrativa, ressaltou que “devido a pandemia que estamos passando, a demanda em relação à saúde mental aumentou, a partir disso precisamos de mais profissionais da psicologia para poder suprir as necessidades da comunidade”. Outro ponto abordado foi a questão das aposentadorias dos servidores públicos e a não reposição dos cargos. 

O Psicólogo Mauricio, que faz parte da equipe como Residente da Unisinos, também participou do encontro, compartilhando as vivências e ações realizadas na unidade.