Plenário

Rua ao lado do Beira-Rio será batizada com nome de Fernandão

Ídolo colorado morreu em junho do ano passado Foto: Tonico Alvares
Ídolo colorado morreu em junho do ano passado Foto: Tonico Alvares (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou na tarde desta segunda-feira (24/8) projeto de lei que denomina Rua Fernando Lúcio da Costa, o Fernandão, o logradouro não cadastrado conhecido como Rua B - Sport Club Internacional, localizado no Bairro Praia de Belas, ao lado do estádio Beira-Rio. A proposta tem a autoria da Mesa Diretora da Câmara.

Fernando Lúcio da Costa, conhecido pelos torcedores do Sport Club Internacional como Fernandão, nasceu em Goiânia, em 18 de março de 1978. Iniciou sua carreira nas categorias de base do Goiás e aos 16 anos de idade passou a jogar bola no time profissional. Devido ao seu futebol de grande técnica, Fernandão foi jogar na Europa, onde atuou pelo Olympique de Marseille e no Toulouse, ambos os times da França. Lá começou a jogar como atacante. Ao voltar para o Brasil, Fernandão foi para o Internacional. 

Conforme a Mesa Diretora, foi no Internacional onde Fernandão atingiu seu melhor momento no futebol. "Logo em seu jogo de estreia, marcou o milésimo gol da história do Clássico GreNal, feito que lhe rendeu uma placa e o fez cair nas graças da torcida colorada." Em 2006, Fernandão foi o capitão do time colorado campeão da Copa Libertadores da América e da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. 

Após atuar por diversos clubes brasileiros, anunciou sua aposentadoria do futebol no dia 19 de julho de 2011 e foi contratado como diretor executivo do Internacional. Em 20 de julho de 2012, Fernandão foi confirmado como novo técnico do Internacional. Em 20 de novembro daquele ano, iniciou sua carreira como comentarista do canal pago SporTV.

Fernandão morreu em 7 de junho de 2014, aos 36 anos, quando o helicóptero em que viajava caiu por volta de 1h30min em Aruanã, cidade do interior de Goiás, causando a morte de todos os seus cinco tripulantes. No momento da chegada dos primeiros socorros, o ex-jogador foi o único dos tripulantes que sobreviveu à queda, porém veio a falecer a caminho do hospital.

Texto: Juliana Demarco (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)