Inauguração de rua

Rua Meracy Martins da Silva é inaugurada em Porto Alegre

Rua Meracy Martins da Silva é inaugurada em Porto Alegre
Rua Meracy Martins da Silva é inaugurada em Porto Alegre

Na manhã deste último sábado, 10 de dezembro, aconteceu o ato que denomina a rua Meracy Martins da Silva, no bairro Restinga, zona sul de Porto Alegre. A iniciativa, de autoria da vereadora Tanise Sabino, foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores e, hoje, já é uma realidade, com a sanção da Lei 13.172/2022.

 

Meracy Martins da Silva, natural de Santa Maria, evangélica da Igreja Assembleia de Deus, dedicou a sua vida a cuidar do próximo e servir ao Senhor. Casada com o Pr. Ivo da Silva, que conheceu em sua cidade natal, tiveram 10 filhos. Depois de percorrerem algumas cidades do Estado, se mudaram para Porto Alegre, ficando sob a responsabilidade da Igreja Assembleia de Deus na Restinga. Irmã Meracy foi diaconisa, cuidou de crianças no bairro, ensinando lições de ensino escolares e religiosos, realizava projetos sociais, servindo refeições aos mais necessitados e promovendo campanhas de doação.

 

Vereadora Tanise, proponente da homenagem, ressaltou que “quando eu olhava para a irmã Meracy eu via uma mulher virtuosa. Uma mulher de poucas palavras...falava pouco... mas de um grande coração. Um coração voltado a ajudar aqueles que mais precisavam. O trabalho social que ela fazia nessa comunidade, com sopas, alimentos, ela sempre estava envolvida em ajudar quem mais necessitava. Uma referência para todos nós. Esse dia, com toda certeza, ficará lembrado na nossa memória”.

 

Segundo o seu esposo, Pr. Ivo Silva, que tem 92 anos de idade, declarou que “nós ficamos muito felizes com essa homenagem, me sinto muito honrado em estar vendo uma das principais ruas da Restinga levando o nome de Meracy Martins da Silva, a minha querida esposa, que há 68 anos viveu ao meu lado. Durante este tempo muito nós trabalhamos em prol da sociedade, com doações das mais diversas, fazendo a diferença na vida de tantas famílias”.

 

O filho de Meracy, Pr. José Silva, que mora na cidade de Glorinha e esteve presente no ato da inauguração da rua, ressaltou que é muito importante esse tipo de homenagem para eternizar a história de sua mãe.  “Muito obrigado, vereadora Tanise. A minha mãe, Meracy Martins da Silva, que hoje está sendo homenageada, teve um trabalho excelente e agora através da nossa vereadora, eternizamos esse nome. Ela se doou, andou por todo o Estado fazendo grandes trabalhos. Passamos por muitas dificuldades, mas minha mãe nunca baixou a guarda, essa é a realidade, ela sempre foi uma guerreira, uma mulher de muita coragem”.  

 

Deputado Sabino, neste ato representando a Assembleia Legislativa do RS, parabenizou os familiares e a proponente da homenagem. “ Parabenizo os familiares aqui presentes e destaco, também, a iniciativa da nossa vereadora de Porto Alegre. Tanise quando pensou em homenagear alguém na Restinga, logo veio ao seu coração a Irmã Meracy. Uma mulher que dedicou a sua vida para ajudar a comunidade. Parabéns Tanise pela iniciativa, parabéns por esse momento. Ao fazer esse ato, a família Silva, através do nome da mãe Meracy Martins da Silva, entra para a história da cidade de Porto Alegre. É um momento de celebração”.

 

A inauguração da rua contou com a presença do deputado Sabino, do Secretário Adjunto da Saúde Richard Dias, dos familiares da homenageada, esposo Pr. Ivo Silva, os filhos Pr. José Silva, Josué Martins Silva e Iolanda Martins da Silva, as noras Anita Clair da Silva e Luisa Ribeiro Silva, o neto Jairo Goulart da Silva, os amigos da família Eloisa Kaiper, Dinorá Duarte, Paulo Fogaça e lideranças comunitárias da região.