ATIVIDADE LEGISLATIVA

Ruas concede Comenda Porto do Sol

A Ong Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida foi convidada a receber a homenagem por sua ação no RS

Ruas homenageia Ong Ação da Cidadania
Ruas Concede Comenda Porto do Sol (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

 

A Comenda Porto do Sol será Outorgada à Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida. A homenagem, que acontecerá às 19h de hoje (14 de setembro de 2023), no plenário Otávio Rocha, foi proposta pelo vereador Pedro Ruas, para destacar o intenso trabalho realizado nos 30 anos de atividades dessa instituição criada em 1993 pelo sociólogo e ativista social Herbert de Souza, conhecido como Betinho. A Comenda Porto do Sol é a mais alta honraria concedida pela Câmara Municipal de Porto Alegre a pessoas físicas ou jurídicas que se destacam por seu trabalho em prol da sociedade.

         - “Acredito que desde sua fundação em 1993, nunca a Ação Cidadania foi tão demandada como no período de 2020 até 2023. A pandemia deixou desempregados, pessoas sem recursos para poder se alimentar e sobreviver. Nesse cenário, a entidade precisou atuar e atua de acordo com as circunstâncias: além de fazer chegar as cestas básicas aos necessitados, precisou buscar espaços para instalar cozinhas comunitárias onde os alimentos doados são processados, servidos em diversos locais e entregues onde as pessoas estão, inclusive para moradores de rua, indígenas, comunidades de vilas carentes”, afirma Ruas.

O vereador destaca, ainda, o intenso trabalho que a instituição vem realizando desde o ciclone que provocou intensa chuva e alagamentos junto às comunidades do Rio das Antas e no Vale do Taquari. De acordo com relato da coordenadora do Comitê Gaúcho, Melissa Bargmann, voluntários da Acão da Cidadania estiveram juntos desde o primeiro dia apoiando as comunidades. Ajudaram no acolhimento, e nos dois primeiros dias com 250 lanches ou refeições. Na sequência, já a partir do terceiro dia da tragédia, a cozinha comunitária de uma rede associada em Canoas passou a produzir mil refeições (1 mil) completas/dia ( completas é incluindo proteína, legumas, verduras, junto com massa, arroz, feijão, polenta, batata) entregues onde era necessário. Depois disse, duas outras cozinhas comunitárias foram montadas nos municípios, fornecendo 2 mil refeições dia. Para garantir a proteína, a entidade conta com apoio de parceiros ou adquire na grande Porto Alegre e está buscando fornecedores de verduras e legumes junto aos municípios vizinhos. “Alguns não foram tão afetados e então fomos buscar parcerias. Dessa forma teremos condições de atender a região, prejudicada por falta de estradas para o escoamento de produção e, ao mesmo tempo, atender a demanda por alimento dos desabrigados”, contou Melissa. Além de alimentos, a entidade está apoiando com material de higiene, limpeza água e equipamentos. “Nesta quinta feira fizemos a compra de roupa íntima e começamos a orçar roupa de cama e colchões e mesmo de camas, pois muitas pessoas idosas não tem como dormir no chão”, contou.

Conforme Ruas, a homenagem à Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida estava prevista em sua agenda, na Câmara, mas visava demonstrar o que a instituição fez nesses 30 anos. “Agora vemos mais. A Ação da Cidadania ao longo da pandemia atuou atendendo a fome de muitos que ficaram sem alternativa. A entidade está presente no preparo e distribuição de “quentinhas” nas ruas, onde os sem teto recebem pelo menos uma refeição por dia”, destacou. Ele enfatizou que em Porto Alegre, muitos operários, trabalhadores com carteira assinada, profissionais que não ganham suficiente para manter a família, são clientes das cozinhas comunitárias que ficam próximas às suas áreas de trabalho. “Esses trabalhadores deixam o pouco alimento que dispõe para a família em casa e em vez de levar sua marmita, o que era uma tradição, busca seu almoço nas cozinhas comunitárias”.

         A coordenadora do Comitê Gaúcho, Melissa Bargmann receberá a Comenda, junto com o responsável pela coordenação nacional, que chegou na quarta-feira do Rio de Janeiro e já visitou as áreas de operação onde os voluntários estão trabalhando. Pedro Ruas avalia que o trabalho desempenhado pela Ação Cidadania tem salvo vidas, pois o ditado – a fome não pode esperar – é uma realidade. “não vejo ninguém mais importante e merecedor para receber o Troféu Porto do Sol, uma honraria desta Casa Legislativa para essa entidade que atua combatendo a fome de tantos gaúcho e brasileiros. E que está presente, agora, ajudando as tantas vítimas dessa grande tragédia que o RS vive devido ao ciclone que inundou as cidades e áreas das bacias Anta/ Taquari”, concluiu.

Presente em todo o Brasil

O Movimento atua através de comitês locais: cidadãos solidários que se mobilizam para e por toda a nação. Todos os estados brasileiros têm comitês regionais da Ação da Cidadania e promovem ações conjuntas integradas pela coordenação nacional, com sede no Rio de Janeiro. Os comitês locais atuam junto às famílias, promovendo ações assistenciais e hoje mobilização das comunidades na luta pela conquista dos direitos sociais. Formados por voluntários, os comitês promovem, individualmente e por iniciativas próprias, projetos nas mais diversas áreas, como a doação de alimentos, a geração de emprego e renda, educação, creches, esporte e lazer, arte e cultura, saúde, assistência à população de rua e outras. No Rio Grande do Sul, além da coordenação do Comitê Gaúcho, existe um comitê em Caxias do Sul. Informações do Comitê Gaúcho: fone (51) 3557-0640 / (51) 98940-9115 /

e-mail:acaodacidadaniars@gmail.com ou melibargmann0708@gmail.com

Texto

Jurema Josefa Assessoria de Imprensa

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)