Homenagem

Ruas oferta rosas pelos 102 anos de nascimento de Leonel Brizola

Na oportunidade ele lamentou as privatizações que vêm deixando a população sem o necessário atendimento por parte do Poder Público

Vereador Pedro Ruas e esposa Ester Ramos
Vereador Pedro Ruas e esposa Ester Ramos

Acompanhado da esposa, a advogada Ester Ramos, o vereador Pedro Ruas (PSOL) depositou um vaso de rosas junto ao monumento de Leonel Brizola, que foi erguida entre a Catedral Metropolitana e o Palácio Piratini, na praça da Matriz, em Porto Alegre, na tarde deste domingo, dia 21 de janeiro. A homenagem tem sido feita todos os anos, por Ruas, admirador e discípulo do mais importante líder político que o Brasil teve, Leonel Brizola, que faria 102 anos nesta segunda-feira, 22 de janeiro.

Vereador Pedro Ruas e esposa
Vereador Pedro Ruas 
Na oportunidade Ruas conversou com algumas pessoas que estavam no local, destacando feitos do seu seu mestre na política, como foi o caso da criação da CEEE e CRT, com a encampação das empresas norte americanas (Bond and Share e ITT, respectivamente), numa lógica inversa às privatizações do setor público, promovidas pelo governador Eduardo Leite. Pedro Ruas, que quando foi deputado, conseguiu com seu trabalho árduo, segurar a onda privatista do governo anterior, é um duro crítico da linha de entrega do patrimônio público para a iniciativa privada. “O tempo mostra, cada vez mais - e sempre com muitas perdas por parte da população, como agora, quando milhares de pessoas ainda estão sendo castigadas, sem energia - que Brizola sempre teve razão”.

O vereador, que vem acompanhando as muitas queixas, as desculpas de autoridades que deveriam resolver o problema, tem recebido em seu gabinete muitos pedidos de ajuda de pessoas que não tem mais a quem recorrer. “Indiscutivelmente Brizola sempre teve seus governos, no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, voltado aos mais necessitados”, destaca.

Leonel Brizola nasceu em 22 de janeiro de 1922 na localidade de Cruzinha, na época Passo Fundo, atual Carazinho/RS.  

Texto

Jurema Josefa/ fotos Gilberto Sander Müller

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)