DESTAQUES

Ruas participa de ato em favor do Anfiteatro Pôr do Sol

Ambientalistas fizeram manifestação e conclamam cidadãos à luta por aquele espaço público

Pedro Ruas em manifestação
Pedro Ruas em manifestação

Um ato visando a preservação do anfiteatro Pôr do Sol e toda a sua área junto ao Guaíba reuniu, na tarde deste domingo (17/09/2023), cerca de uma centena de pessoas, entre esses lideranças ambientalistas e políticas. O vereador Pedro Ruas, líder do PSOL na Câmara de Vereadores, participou do ato, denunciando a sanha privatista do chefe do Executivo Municipal. Um dos organizadores, o professor de Biologia da UFRGS, ativista ambiental do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais, Paulo Brack, abriu o as manifestações conclamando os presentes a se unirem na defesa do patrimônio ambiental de Porto Alegre.

De acordo com o ativista, a luta será para defender cada espaço do complexo que compreende desde a Estância da Harmonia até o Beira Rio. “Nós não desistimos ainda da Estância da Harmonia. E não iremos permitir que esse espaço, onde lideranças de todas as áreas, desde o Fórum Social Mundial têm-se apresentado, dialogando com toda a cidade, se transforme em cimento”. O vereador Pedro Ruas, que já fez denúncias sobre a intenção do município em conceder aquela área pública, participou da manifestação, enfatizando que a luta é contra poderosos que têm o apoio do prefeito Sebastião Melo, “Um político completamente desinteressado pelo meio ambiente e voltado às privatizações”. Ressaltou que a luta não será simples e que exigirá muita atenção. “Tenho esperanças de que possamos vencer essa luta. Quero vencer com vocês. Mas pode ser que só as próximas gerações tenham sucesso. Mas fica a nossa participação, nosso exemplo e esforço”, concluiu.

A integrante da Associação dos Juristas pela Democracia, Perola Sampaio, conclamou os presentes a ampliarem os seus contatos para “essa e outras atividades na defesa dos direitos que toda a sociedade têm. Até mesmo o Quilombo Quedi, onde descendentes de diversas famílias quilombolas vivem, está sendo atacado por uma construtora, lamentou a ativista. “Não podemos abrir mão do direito ao ambiente natural e nem as nossas terras, por menores que sejam, são as que as pessoas têm” disse Perola.

O cartunista Carlos Henrique Latuff de Sousa, conhecido internacionalmente como Latuff, participou como um defensor do meio ambiente e ofereceu um cartaz para ajudar na divulgação dos atos. O chargista e ativista político brasileiro, de origem libanesa e portuguesa, destacou que esse fato que vem ocorrendo em Porto Alegre é universal. “Muitos governos desistiram de administrar, preferindo lucrar com a venda ou concessão de empresas e bens públicos extremamente importantes”.

O encontro em defesa do Anfiteatro iniciou às 15h e contou com a participação de diversas entidades, entre essas a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Igré Amigos da Água, Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (INGÁ) e União pela Vida (UPV) e Eco Pelo Clima. Músicos e políticos como os deputados Sofia Cavedon e Miguel Rossetto (PT), a vereadora Niara (Coletivo Culau PCdoB) e Jonas Reis (PT) também participaram do evento que se estendeu até o começo da noite. Foram plantadas três mudas de árvores e erguida uma faixa no alto do anfiteatro.

Texto

Jurema Josefa/ Assessoria de Imprensa

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)