Atuação Legislativa

Ruas presta homenagem à imprensa e ARI

Vereador afirma que Só há democracia quando temos uma imprensa livre e soberana!

Vereador Pedro Ruas usa a tribuna para falar sobre a semana da imprensa. Na imagem José Nunes e Jurema Josefa, presidente e vice da Associação Riograndense de Imprensa
José Nunes, Jurema Josefa e João Élbio na sessão plentária, com Pedro Ruas (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

 O líder do PSOL na Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Pedro Ruas, usou seu espaço de liderança, nesta segunda-feira (05/06/2023) para homenagear os profissionais e veículos de imprensa pelo transcurso da Semana da Imprensa promovida, desde o dia 1º de junho, pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI). Ruas destacou que o dia da Imprensa, comemorado em 1º de junho, em memória do jornalista Hipólito José da Costa, fundador do jornal Correio Braziliense, primeiro veículo impresso publicado no Brasil, é motivo para destacar a contribuição da imprensa e da ARI para a democracia. "Em dezembro de 2019 a ARI lançou de forma pioneira, campanha contra as fake news que tanto dano causaram e ainda vem causando à democracia", disse. Ele apontou a camiseta que a entidade associativa mandou fazer para ser distribuída no dia da entrega do Prêmio ARI de Jornalismo naquele ano. Na qual está escrita a frase “Menos fake News Mais Jornalismo”.

Pedro Ruas destacou, ainda, a luta da classe jornalística pela volta do seu diploma, campanha que vem sendo realizada com apoio a PEC do Diploma SIM, que tramita no Congresso Nacional. Ruas lembrou que esteve na sede da ARI, no sábado (03/06) para acompanhar a intensa programação que está sendo realizada, cumprimentando o presidente da ARI, José Nunes e a 1ª vice-presidente Jurema Josefa, pelo trabalho realizado.  O parlamentar disse ficado muito contente por ter tido a oportunidade de conhecer o atual presidente do Museu Hipólito José da Costa, Wellington da Silva, um dos palestrantes no painel promovido pela ARI. " Minha mãe, formada em jornalismo pela PUC presidiu aquela instituição. Da mesma forma que meu pai atuou sempre no Jornalismo, como editor de Economia do jornal Correio do Povo por mais de 30 anos", citou Ruas, referindo-se à mãe, Flora Fagundes (já falecida) e ao pai, Isnar Ruas, aposentado. A Semana da Imprensa começou dia 01 de junho e será encerrada no dia 07/06, quando profissionais de jornalismo que cobriram os ataques aos Três Poderes, em Brasília, participaração de um painel de debates na sede da ARI, a partir das 19h.

Por fim, Ruas saudou os profissionais de imprensa em geral, e da Câmara de Vereadores, lembrando que "No dia da imprensa, queremos reafirmar nosso compromisso com a imprensa livre, investigativa. Só há democracia quando temos uma imprensa livre e soberana!

Texto

Jurema Josefa/ imprensa gabinente

Edição

jurema Josefa (Mtb 3.882/RS)