Atividade Parlamentar

Ruas presta homenagem ao Sindicato dos Radialistas

A entidade representa cerca de 25 mil profissionais em todo o Rio Grande do Sul

Periodo de comunicações em homenagem aos 60 anos do Sindicato dos Radialistas do RS,
Proponente: Vereador Pedro Ruas.
Periodo de comunicações em homenagem aos 60 anos do Sindicato dos Radialistas do RS, Proponente: Vereador Pedro Ruas. (Foto: Cristina Beck/CMPA)

Os 60 anos de atividades do Sindicado dos Radialistas do RS foi motivo de homenagem na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, atendendo proposição do vereador Pedro Ruas. A entidade que atua na defesa dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Rio Grande do Sul foi fundada em 14 de julho de 1962, graças a iniciativa dos  radialistas Lauro Hagemann, Antônio Carlos Porto e Jones Lima. A homenagem na Câmara foi realizada no período de Comunicação, nesta segunda-feira (11/07/2022, sob a presidência do vereador Idenir Secchim.

Em Sua manifestação, o vereador Pedro Ruas destacou a trajetória do rádio e seus momentos mais importantes para a sociedade, como o Movimento da Legalidade, quando o Brasil inteiro e mesmo o mundo acompanharam a Cadeia da Legalidade comandada por Leonel Brizola. Mas Ruas também discorreu sobre os muitos momentos do rádio como um dos veículos de informação mais presente na vida das pessoas. “Em qualquer recanto desse Brasil, do nosso RS e nossa cidade a pessoa ouve rádio e se informa graças ao trabalho de tantos que buscam as notícias, produzem programas e levam ao ar para que o cidadão saiba o que está acontecendo”. Ruas destacou, ainda, o fato do criador do rádio ter sido o gaúcho Padre Landell de Moura. Da mesma forma, lembrou do tio Darci Fagundes que durante muitos anos atuou na Rádio Farroupilha com programa diário e do pai, Isnar Ruas, que se aposentou na editoria de Economia do Correio do Povo, mas que começou em rádio, chegando a ser o chefe de reportagem da Rádio Guaíba.

            Ricardo Malheiros, presidente do Sindicato do Radialistas do RS, destacou o trabalho que é desenvolvido por sua diretoria, sempre buscando apoiar a categoria que está atrás dos microfones, das câmeras. “Para nós, receber essa homenagem da Câmara de Vereadores da Capital é uma honra muito grande”. Destacou que uma das preocupações da entidade é no sentido de contribuir para que as emissoras apresentem programação comprometida com a verdade. “Pois vivemos nessa época de fake News e nós radialistas precisamos ter compromisso com a verdade”, disse. Agradeceu as manifestações dos representantes de todas as bancadas que também apresentaram seus cumprimentos. Ricardo recebeu a homenagem com os diretores Silvonei Benfica, Daniel Braga e Hélio Moura. A Associação Riograndense de Imprensa esteve representada pela vice-presidente Jurema Josefa.

Texto

Jurema Josefa / assessoria Imprensa

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)