DIA DA IMPRENSA

Ruas presta homenagem aos profissionais de jornalismo pela passagem do Dia da Imprensa no Brasil

Retrato. Retrato. Vereador Pedro Ruas.
Pronunciamento destacou atuação da Imprensa (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O vereador Pedro Ruas (PSOL) prestou homenagem à Imprensa e aos jornalistas pela passagem do Dia da Imprensa, ocorrida em 1º de junho. De acordo com o líder da bancada de Oposição na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, graças ao nobre e difícil trabalho da imprensa, dos jornalistas, a sociedade brasileira está informada sobre a gravidade do momento pela qual o Brasil passa, devido ao negacionismo e, mesmo incentivo do Presidente Bolsonaro à contaminação. "São profissionais que - neste período de pandemia, têm sido ofendidos cotidianamente pelo mandatário máximo da Nação, inconformado porque a imprensa persiste noticiando a triste realidade sobre o seu negacionismo, sua campanha contra a vacinação e mesmo incentivo à contaminação”, disse Ruas. O pronunciamento ocorreu na quarta-feira, dia 02 de junho de 2021.

Conforme Ruas, esses desmandos têm sido vistos e contestados de forma digna pelas diretorias das entidades de classe. “ Por isso merecem nosso respeito as diretorias da Associação Riograndense Imprensa (ARI) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS - os jornalistas José Nunes e a cara amiga Vera Dayse - através dos quais presto homenagem a todos os profissionais jornalistas, a toda a imprensa. Não esquecendo que nesta Casa Legislativa sempre contamos com uma Assessoria de Imprensa com equipe de grande qualidade e capacidade para a qual também manifestamos nossos votos”. 

Ruas lembrou que a definição sobre a data para homenagear a Imprensa foi um trabalho conduzido pela ARI, que consagrou para todo o Brasil o 1º de junho, como forma de homenagear o jornalista Hipólito José da Costa, criador do primeiro jornal brasileiro, o Correio Braziliense. Destacou que a programação da Semana da Imprensa H´pólito José da Costa, que foi lançada dia 1º de junho, pela diretoria da ARI, remete não apenas a história mas sobretudo a atualidade, quando graças à atuação dos jornalists a sociedade consegue informações fidedignas. 

Lembrou que como filho de jornalista - seu pai é o jornalista aposentado Isnar Ruas, que foi editor de Economia do Jornal Correio do Povo e depois criou a primeira empresa de Assessoria de Imprensa no RS - sabe das dificuldades que jornalistas e a imprensa precisam enfrentar, sobretudo em períodos como o Brasil está passando.

Por fim, o vereador enfatizou a coragem, a forma brava e persistência com que a imprensa vem cobrindo os lamentáveis fatos decorrentes da pandemia. "Através de tantos que faleceram em trabalho pela COVID, aos quais presto homenagem reafirmo, aos que persistem nessa luta, que eles representam a única esperança da sociedade ser informada. E, ainda, homenageio em nome da nossa bancada de Oposição, todos os profissionais que na sua missão de informar sofrem perseguições”. Disse que o Dia da Imprensa é momento de se destacar os que perderam a vida, seja por enfrentar forças policiais, paramilitares ou outras. “É hora de honrar a  memória do jornalista Vladimir Herzog”.

Texto

Jornalista Jurema Josefa, assessora de Imprensa

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)