ATIVIDADE LEGISLATIVA

Ruas recebe convite para abertura do IX Fórum Social Mundial da População Idosa

Conclave será realizado de 22 a 26 deste mês de janeiro em Porto Alegre e discutirá políticas para atendimento as demandas dos idoso

Eunice, Ruas e Falcão
Eunice, Ruas e Falcão

           O vereador Pedro Ruas (PSOL) recebeu em audiência, nesta sexta-feira (12/01/2024) o presidente e a secretária do Instituto Amigos do Fórum Social Mundial Porto Alegre, Lélio Luzardi Falcão e Eunice da Cunha Luz. Na oportunidade, os organizadores do Fórum entregaram ao vereador o convite do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa, para a abertura do evento que será às 16h do dia 22 no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. Da mesma forma, solicitaram apoio nas gestões que vêm sendo feitas com o objetivo de garantir a vinda e a estadia de convidados.

            Conforme Lélio, o apoio da Câmara de Vereadores foi fundamental para a realização e o sucesso do 1º Fórum Social Mundial, em 2001, e também dos Fóruns Temáticos, como é o caso deste da Pessoa Idosa, cuja primeira edição foi em 2016. Os dirigentes enfatizaram que esse encontro reunirá participantes e convidados de todo o Brasil e  representantes da sociedade civil organizada de países da América Latina e Caribe e também de outros destinos.

Cartaz do IX Fórum
Cartaz do IX Fórum

Além de ouvir a argumentação dos organizadores sobre a importância da temática, Ruas confirmou presença no evento e se prontificou a ajudar junto à Câmara de Vereadores para que a instituição se faça representar com apoio, como fez desde 2001. Falcão e Eunice lembraram dados oficiais que indicam o crescimento da população idosa no Brasil e no mundo (considerando-se as com 60 anos ou mais), com muita rapidez, o que exige a formulação de políticas públicas em todas as áreas, visando a inclusão dessa população. Eunice é integrante da diretoria do Sindicato Nacional dos Aposentados e destaca que há uma grande preocupação com a falta de quase tudo em relação ao idoso, motivo pelo qual todos estão convidados a se inscrever e participar dos debates que serão abertos, através de oficinais ou nessas redondas.

A expectativa é de que neste 9º Fórum seja definida a realização da III Assembleia Mundial sobre Envelhecimento (AME III), que a ONU promoveria em 2022, mas não pode realizar devido a pandemia. O Instituto Amigos do Fórum Social Mundial de Porto Alegre quer confirmar a capital gaúcha como palco desse grande evento, cuja II e última edição ocorreu em Madri no ano de 2002. "Para tanto precisamos trabalhar muito e mostrar que somos capazes de promover esse grande evento. Estamos unidos na batalha  Porto Alegre rumo a AME III", destacou Falcão.

 

 

 

Texto

Jurema Josefa/Assessoria de Imprensa

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)