CIDADE

Ruiz Gastaldo, na Zona Leste de Porto Alegre, é a primeira vinícola urbana do Brasil

Ramiro levou o prefeito Melo e secretários para conhecerem a garagem no bairro Chácara das Pedras de onde saem vinhos em homenagem à Capital

  • Prefeito Sebastião Melo, vereador Ramiro Rosário e o engenheiro e vitivinicultor Eduardo na Vinícola Urbana Ruiz Gastaldo. Foto: Mateus Raugust/PMPA
    Prefeito Sebastião Melo, vereador Ramiro Rosário e o engenheiro e vitivinicultor Eduardo na Vinícola Urbana Ruiz Gastaldo. Foto: Mateus Raugust/PMPA
  • Ford Modelo T de 1923 está dentro da garagem onde funciona a sala de degustação. Foto: Mateus Raugust/PMPA
    Ford Modelo T de 1923 está dentro da garagem onde funciona a sala de degustação. Foto: Mateus Raugust/PMPA

Uma vinícola que é a cara de Porto Alegre. Essa é a Ruiz Gastaldo, a primeira vinícola urbana do Brasil, que fica no coração do bairro Chácara das Pedras, na Zona Leste da Capital. O trabalho do engenheiro Eduardo Gastaldo e família recebeu a atenção do prefeito Sebastião Melo e dos secretários Cezar Schirmer (Planejamento e Assuntos Estratégicos) e Vicente Perrone (adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo), em visita agendada pelo vereador Ramiro Rosário (PSDB), na noite desta segunda-feira, 14. “É um trabalho fantástico, de puro amor pelo vinho e por Porto Alegre”, elogiou o prefeito. “Vocês têm de ter um espaço no segundo andar que está sendo restaurado do Mercado Público para todos os turistas e porto-alegrenses terem acesso”, observou Melo.

Ramiro convidou o prefeito e os secretários para conhecerem o que chama de uma das joias escondidas de Porto Alegre. “Desde 2019, quando conheci esta vinícola urbana recém inaugurada, admiro a paixão das famílias Ruiz e Gastaldo com a produção de grandes vinhos, mas principalmente com a nossa cidade. Cada rótulo é um verdadeiro cartão postal dos principais pontos turísticos de Porto Alegre”, afirmou o vereador. Por definição no mundo do vinho, uma vinícola urbana deve estar situada em uma metrópole, distante da zona rural, seguindo um movimento inaugurado na década de 1980 nos Estados Unidos. Em Paris, por exemplo, há uma vinícola urbana na Torre Eiffel.

COMO TUDO COMEÇOU
A história do projeto iniciou em fevereiro de 2017, quando Gastaldo dirigiu uma caminhonete entre a Serra Gaúcha e Porto Alegre. Na caçamba, um tanque de 500 litros trouxe as uvas, que iniciou a fermentação na própria estrada. Chegando na garagem da sua casa, no bairro Chácara das Pedras, o trabalho com o mosto teve de ser feito ali mesmo, sem retirar o pesado tanque do veículo. Foi assim, de uma aventura inusitada, que surgiram as primeiras 391 garrafas da Ruiz Gastaldo Vinícola Urbana, um rótulo varietal de Cabernet Sauvignon batizado de João Pedro, homenagem ao seu filho que hoje tem 4 anos.

Eduardo revelou que a atração pelos vinhos surgiu a partir do sogro, o argentino Rodrigo Ruiz. “Foi ele que me apresentou aos vinhos argentinos. A paixão foi imediata e só aumentou ao longo dos anos”, contou. Grande incentivador e colecionar de carros antigos, como o Ford Modelo T de 1923 estacionado na sala de degustações da garagem, Rodrigo emprestou seu sobrenome para vinícola, assim como o pai de Eduardo, Luiz Januário Greco Gastaldo, ambos presentes na visita. “Esse é um projeto familiar que tem o DNA da nossa cidade. Mais que um sonho e  amor ao vinho, a vinícola é também uma declaração de amor a Porto Alegre”, comentou Eduardo.

Ele montou uma pequena sala de vinificação, duas adegas e uma sala de degustação na garagem da sua residência. “Minha esposa Camila me apoiou desde o início e continua sendo uma grande parceira do projeto”, salientou o vitivinicultor urbano. As uvas continuam sendo trazidas de produtores parceiros das cidades de Caxias do Sul, Vacaria, Encruzilhada do Sul e Piratini. Colhidas sempre nas primeiras horas do dia, em diferentes vinhedos, as uvas são transportadas em caminhões refrigerados, preservando a sua qualidade até chegar ao centro urbano da Capital.

Na sua garagem-vinícola, Gastaldo segue uma filosofia purista, que busca ter a menor intervenção possível nos vinhos para expressão máxima do terroir de cada uma das castas. Seus rótulos miram a tradição do Velho Mundo – têm muita fruta, pouco carvalho e são essencialmente elegantes – com o tempero brasileiro, são jovens e vibrantes. “Elaboramos vinhos que preservam a história da família e da cidade. Eles falam de quem nos inspira, de onde viemos e para onde queremos te levar”, disse.

O Pinot Noir da safra 2021, com uvas de Encruzilhada do Sul, da Serra do Sudeste, foi elaborado em homenagem aos 250 anos da Capital, com tiragem de 1300 garrafas. Os demais rótulos têm em torno de 300 garrafas. A produção total gira ao redor de 4.500 garrafas anuais, que são comercializadas pelo site (https://ruizgastaldo.com.br) ou pelo WhatsApp (51 99842-4535).

Veja, abaixo, cada um dos seus vinhos, todos uma homenagem à sua família e à Capital:

João Pedro:
é o primeiro rótulo da vinícola, um Cabernet Sauvignon, homenagem ao primeiro filho (hoje com 4 anos). Está esgotado. Restaram apenas duas dezenas de garrafas que Gastaldo pretende abrir quando seu filho atingir a maioridade.

Matheus: é um Cabernet Franc, com uvas de Vacaria, nos Campos de Cima da Serra, homenagem ao filho do meio.

Luísa: vinho branco (Chardonnay ou de Sauvignon Blanc, dependendo da safra, com uvas de Caxias do Sul), que celebra a filha mais velha.

Marina: vinho rosé de Cabernet Franc, com uvas de Vacaria, um tributo à sobrinha e afilhada.

Arthur: um Teroldego emblemático da vinícola, com uvas de Encruzilhada do Sul, homenagem a outro sobrinho. A safra 2020 tem uma foto da Rua da Praia no rótulo.

Chácara das Pedras: espumante sur lie com o clássico corte de Pinot Noir e Chardonnay. Leva o nome do bairro sede da vinícola urbana.

Redenção:
Cabernet Franc, com uvas de Vacaria, elaborado com leveduras selvagens, uma homenagem ao Parque da Redenção, o principal da Capital.

Porto Alegre: um Pinot Noir, com uvas de Encruzilhada do Sul. A safra 2021 tem o selo dos 250 anos da Capital.

1927: vinho ícone, um Tannat com uvas de Caxias do Sul, que traz o ano em que houve a separação das zonas urbana e rural de Porto Alegre.

Januário Greco: assemblage das uvas de três regiões, Serra Gaúcha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra, para lembrar o bisavô de Eduardo.

Vinhos da Vinícola Urbana Ruiz Gastaldo, no bairro Chácara das Pedras, em Porto Alegre. Foto: Mateus Raugust/PMPA
Vinhos da Vinícola Urbana Ruiz Gastaldo, no bairro Chácara das Pedras, em Porto Alegre. Foto: Mateus Raugust/PMPA

Sala de vinificação, em pequenos tanques, e amadurecimento dos vinhos, nas barricas de carvalho, foram visitadas pelo grupo da Prefeitura e Câmara
Sala de vinificação, em pequenos tanques, e amadurecimento dos vinhos, nas barricas de carvalho, foram visitadas pelo grupo da Prefeitura e Câmara
Texto

Orestes de Andrade Jr. (reg. prof. 10.241)