Sancionada lei que institui campanha de orientação aos idosos contra crimes virtuais
O prefeito Sebastião Melo sancionou nesta quinta-feira (4/5) lei que institui a campanha municipal de orientação aos idosos contra fraudes e golpes no comércio eletrônico e na Internet. O projeto que deu origem à lei, aprovado pela Câmara em março, é de autoria do presidente do Legislativo, vereador Hamilton Sossmeier (PTB). O ato de sanção ocorreu no auditório do Centro Administrativo Guilherme Socias Villela.
Em sua fala na cerimônia, Sossmeier destacou a importância da campanha no cumprimento de um dos principais deveres do Estado: proteger as pessoas. "Os casos de estelionato contra pessoas idosas tiveram uma alta de mais de 90%. É preciso conscientizar a população dos perigos relacionados aos crimes virtuais, sobretudo a população idosa. Nós, enquanto poder público, temos esse dever", afirmou.
O prefeito Melo destacou que “não há lei para caráter. Se houvesse, nenhum ser humano machucaria o outro. O caminho é a conscientização. Evoluímos bastante na nossa rede protetiva, com instalação de delegacias dos idosos e outros locais de acolhimento, mas ainda temos muito a fazer”.
A campanha deve ser realizada de forma anual, preferencialmente na semana iniciada pelo dia 1º de outubro, o Dia Internacional das Pessoas Idosas (pessoas com idade igual ou superior a 60 anos). A campanha terá ações educativas e preventivas. Os materiais e recursos utilizados na campanha, segundo a lei, devem ser produzidos de forma objetiva, clara e de fácil compreensão por idosos.