AGORA É LEI

Sancionada lei que torna de utilidade pública a Casa dos Raros

Sanção da lei torna de utilidade pública a Casa dos Raros. Foto: Mateus Raugust / PMPA
Sanção da lei torna de utilidade pública a Casa dos Raros. Foto: Mateus Raugust / PMPA

O prefeito Sebastião Melo sancionou na manhã desta terça-feira (24/10), a lei 13.668, oriunda de projeto da vereadora Mônica Leal (PP), que declara de utilidade pública a Casa dos Raros - Centro de Atenção Integral e Treinamento em Doenças Raras. A sanção ocorreu no Centro Administrativo Municipal Guilherme Socias Villela.

A Casa dos Raros é o primeiro Centro da América Latina dedicado ao atendimento, diagnóstico, formação e pesquisa sobre doenças raras. Com a sanção da lei, a entidade poderá receber verbas e emendas para manter, ampliar e qualificar sua atuação, além de realizar convênios com a Prefeitura. "Sempre digo que, se meu poder político puder melhorar a vida das pessoas, minha caminhada já vai ter valido a pena. E, com essa sanção, com certeza, nós estamos beneficiando muitas famílias e portadores de doenças raras que hoje dependem do atendimento realizado pela Casa dos Raros", afirmou a autora do projeto. 

“Às vezes olhamos para a cidade e não potencializamos as suas capacidades. Porto Alegre tem excelência em Medicina, e o equipamento da Casa dos Raros eleva a qualidade da nossa saúde. Que possamos estar cada vez mais próximos na causa mais nobre de um cidadão, que é cuidar do próximo”, destacou o prefeito.

Localizada na Rua São Manoel, 730, Bairro Santa Cecília, a Casa dos Raros resulta de uma parceria do Instituto Genética para Todos com a Casa Hunter, promovendo a assistência integral e multidisciplinar aos pacientes e familiares a partir de diagnóstico rápido e preciso de tratamentos avançados. Também realiza pesquisas clínicas voltadas para doenças genéticas raras, além de treinar e capacitar profissionais de saúde para atuar na área.

* Com informações da Prefeitura de Porto Alegre

Texto

* Orlando Moraes (reg. prof. 20.632)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)