Saúde

Santa Casa: trabalho e reconhecimento

Vereador Mendes Ribeiro recebe homenagem em nome de seu pai pelo protagonista em favor da vida

Das mãos do provedor da Santa Casa de Misericórdia, Alfredo Guilherme Englert, e do diretor geral, Flávio Dornelles de Matos, o vereador Mendes Ribeiro recebeu na última sexta-feira, 27, dois troféus em nome de seu pai (ex-ministro e deputado federal, Mendes Ribeiro Filho) pela sua atuação como “protagonista em favor da vida”.

A honraria se deve aos mais de R$ 530 mil em emendas empenhadas, que viabilizaram a compra de equipamentos essenciais de diagnóstico. Ainda, segundo o provedor, “é também pela sua característica de diálogo e respeito dentre os demais parlamentares, sendo ele, o principal, a frente, da viabilização da indicação das emendas de toda a bancada”. Estas, chegam a soma de 21 milhões para a aquisição de tecnologias, 10 para reforma da área materno-infantil (Hospital Santa Clara) e 150 milhões para a modernização do complexo hospitalar como um todo- ampliação de mais de 5 mil metros quadrados.

“Estes valores representam o seu debruçar pela viabilidade técnica e política em prol da maior prestadora de serviços filantrópicos do Estado. A indicação e o empenho de uma emenda passa pela avaliação do orçamento, distinção das prioridades, articulação e acompanhamento da prestação de contas, se o objetivo foi e de que forma alcançado. Do papel à realidade, somente os políticos de valor conseguem”, ressaltou o vereador.

A prevenção tem sido uma das bandeiras do vereador neste mandato, seja com a Frente Parlamentar da Saúde do Homem (inédita na Casa), que promove encontros mensais e culminará com uma cartilha de medidas afim de contrapor o preconceito que circunda a temática; com o dia da Prematuridade, promovendo ações para a saúde do bebê e orientações às famílias; e com a regulamentação das corridas de rua, que garante cuidados não existentes hoje com o físico dos atletas.

O trabalho das instituições de Porto Alegre também é acompanhado de perto por Mendes, visto que seus melhores quadros, doutores, são atuantes colaboradores na Frente Parlamentar. “A Santa Casa hoje mantém mais de 6.300 funcionários, 280 consultórios, 50 salas cirúrgicas, 10 unidades de terapia intensiva, sendo 60% de atendimento SUS, de mais de 6 milhões de procedimentos realizados; é um complexo que devemos nos orgulhar a apoiar”, completou.

Sobre a honraria, ele frisa que “em tempos de tanto descrédito com a classe política, insistir nela como caminho para transparência, gestão eficiente e mudança na qualidade de vida das pessoas torna-se algo hercúleo. Essa homenagem representa de que fiz a escolha certa com a política e que tenho passos certeiros que me guiam”.