DESTAQUES

São Jorge: Pedro Ruas participa 71ª edição da Festa

Neste ano a comunidade católica e de umbanda, de matriz africana, estiveram juntas no dia dedicado ao Santo Guerreiro

Comparecimento da Paróquia São Jorge, ato de lançamento 71° Festa de São Jorge - orador Padre Sérgio Belmonte.
Comparecimento da Paróquia São Jorge, ato de lançamento 71° Festa de São Jorge - orador Padre Sérgio Belmonte. (Foto: Leonado Lopes/CMPA)

O vereador Pedro Ruas (PSOL) participará no próximo domingo (28/04/2024) das festividades em homenagem ao Santo Guerreiro São Jorge, inclusive estará presente na procissão que tradicionalmente reúne em torno de 80 mil pessoas e que inicia às 10h, após a Missa Campal, às 9h. Depois da procissão da 71ª Festa de São Jorge, a programação prosseguirá com os festejos populares, no pátio da Igreja, no bairro Partenon, em Porto Alegre.

Pedro Ruas presente nas homenagens
Pedro Ruas presente nas homenagens

 

Ruas participou da procissão Luminosa, no dia de São Jorge (terça-feira última, dia 23) quando houve um ato ecumênico, reunindo as religiões Católica e de Umbanda, de matriz africana. Conforme o vereador, o fato daquela comunidade católica buscar uma maior integração dos devotos de São Jorge com os devotos de Ogum, merece todo apoio, "pois o objetivo é congregar esses devotos em busca da harmonia".

Procissão Luminosa de São Jorge
Procissão Luminosa de São Jorge

                Pedro Ruas (PSOL), que havia feito um pronunciamento na Tribuna da Câmara, na segunda-feira, repudiando os ataques sofridos, através das redes sociais, direcionados ao padre Sérgio Belmonte, responsável por promover esse encontro fraterno entre as crenças, considerou um sucesso o ato religioso. Ruas lembrou que a comunidade da Igreja de São Jorge esteve na CMPA conclamando a comunidade para a festa, oportunidade em que o padre Sérgio anunciou a celebração entre as duas comunidades. "A celebração religiosa terá o tema fraternidade e amizade social, contra a intolerância religiosa e pela celebração da amizade e respeito entre religiões, principalmente de matrizes africanas, com fé, amor e igualdade”, destacou o pároco. “Avalio como muito positiva a iniciativa do padre Sérgio e sua comunidade que deram um passo importante no sentido de promover a união. A paz e tolerância venceram”, afirma Pedro Ruas.

Texto

Texto: Jurema Josefa. Fotos da procissão:Jimmy Azevedo e Luciana Seabra

Edição

Jurema Josefa (MTB 3.882/RS)