SAÚDE MENTAL

Saúde Mental é pauta com Secretário Municipal da Saúde

Saúde Mental é pauta com Secretário Municipal da Saúde
Saúde Mental é pauta com Secretário Municipal da Saúde

Nesta terça-feira, 28 de setembro, a Vereadora Psicóloga Tanise Sabino, como Presidente da Frente Parlamentar da Promoção à Saúde Mental, esteve reunida com o Secretário da Saúde, Mauro Sparta, com a Coordenadora da Saúde Mental de Porto Alegre, Cristiane Stracke, e com a Diretora de Atenção Primária da Saúde do Município, Caroline Shirmer. O encontro foi promovido para tratar de diversos assuntos na área da saúde mental, que irão beneficiar a população. 

 

Inicialmente, a Vereadora parabenizou o Dr. Alceu pela sua dedicação na atuação como Coordenador da Saúde Mental de Porto Alegre e desejou boas-vindas à nova Coordenadora, Médica Psiquiatra Cristiane Stracke, que ingressou na coordenadoria após um processo construído por diversas reuniões com o Prefeito Sebastião Melo. Durante a ocasião, a Vereadora construiu, juntamente com o Secretário da Saúde Mauro Sparta, um cronograma de visitas aos Centros de Atenção Psicossocial - CAPS de Porto Alegre, momento em que conhecerá o trabalho e a realidade de cada região. Também foram tratadas na reunião as ações e destino de emendas para a área da Saúde Mental de Porto Alegre, bem como parcerias com o Centro de Autismo de Porto Alegre.  

 

Ao destacar a importância do encontro, Tanise Sabino lembrou dados do Ministério da Saúde,  os quais apontam que, “com o advento da pandemia, a saúde mental tem sido afetada de forma elevada e precisamos tratar este assunto de forma mais efetiva com destinos de emendas que venham gerar impacto para a sociedade”. Além disso, a parlamentar reforçou que essa pauta está ligada em sua agenda como Vereadora e o executivo terá o seu apoio ao destino de emendas para a área da Saúde de Porto Alegre. 

 

Para o Secretário Mauro Sparta, o momento foi de gratidão e foco nos trabalhos que serão realizados. “Fico muito contente em podermos investir, cada vez mais, na área da saúde e unir esforços para essa iniciativa que tanto merece”, reforçou. Na ocasião, a parlamentar entregou em mãos ao Secretário o relatório de sua visita ao Distrito Federal, onde conheceu o projeto da SAMU Mental, e informou sobre o indicativo de Lei que apresentou ao executivo Municipal sobre a implementação deste serviço.