Comparecimento

Saúde municipal divulga o Agosto Dourado, mês do aleitamento materno

Comparecimento - Assunto Agosto Dourado – Porto Alegre servindo de exemplo para o Brasil no programa de aleitamento materno.
Representantes de bancos de leite da Capital compareceram à Câmara para divulgar campanha (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

Representantes da saúde municipal estiveram hoje (23/08) na Câmara Municipal de Porto Alegre para falar sobre o Agosto Dourado. Trata-se de uma campanha para divulgar os benefícios do aleitamento materno para as crianças.

A nutricionista da Diretoria de Atenção Primária à Saúde Annelise Barreto apresentou o programa Amamentar é Tri, explicando os benefícios da amamentação aos recém nascidos, evitando infecções respiratórias, diarreia, diotite e diointeropolite. “Além disso, o aleitamento materno tem benefícios para mulher, reduzindo em 4,3% a incidência de câncer de mama a cada um ano de amamentação, reduz em 30% a incidência de câncer de ovário e colabora para a involução uterina e na prevenção de depressão”, afirmou Annelise, referindo-se aos benefícios para a mãe com a prática amamentação.

A nutricionista do Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas Angelita Laipelt Matias pediu à Câmara incentivos para o projeto do Banco de Leite do HMIPV, de estrutura e material. “Essa estrutura é de 1987. Nós passamos por poucas reformas. A vigilância sanitária não nos fechou ainda pela qualidade do nosso trabalho”, pontuou a nutricionista. Angelita ressaltou que o trabalho do hospital é 100% SUS, atendendo uma população totalmente vulnerável, e necessita da ajuda da Câmara para manter a qualidade do serviço oferecido.

O Projeto Amamentar É Tri incentiva e promove o aleitamento materno nas escolas de educação infantil. O objetivo é possibilitar a manutenção da oferta de leite materno, mesmo após o ingresso da criança na escola. A interrupção precoce da amamentação e a introdução de novos alimentos antes dos seis meses de vida do bebê são frequentes, podendo acarretar prejuízos para a saúde da criança. Ao retornar ao trabalho, as mães ficam bastante ansiosas e, muitas vezes, são orientadas a desmamar seus filhos quando eles começam a frequentar a escola. Assim, é preciso que os profissionais da educação reconheçam seu papel na promoção da saúde da criança.

Texto

Vinícius Goulart (estagiário)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)