Plenário

Sebastião Melo saúda novo presidente e elogia postura do Legislativo

Sessão  de posse da nova Mesa Diretora.
Prefeito Sebastião Melo prestigiou a posse da nova Mesa Diretora (Foto: Elson Sempé Pedroso)

Presente à posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal, o prefeito Sebastião Melo destacou que o vereador Idenir Cecchim (MDB) tem o equilíbrio necessário para o exercício da função, “que é a maior qualidade que deve ter um presidente do Poder Legislativo”. Lembrou que eles ingressaram juntos no MDB, em 1978; e elogiou a origem do "homem que veio da roça" e depois, na capital gaúcha, fez trajetória como empreendedor.

Disse que Cecchim foi um dos melhores secretários do então prefeito José Fogaça, à frente da antiga Secretaria da Indústria e Comércio, tendo sido responsável por projetos e obras importantes, como o Alvará na Hora, o Camelódromo, a retomada do Parque Industrial da Restinga e outras políticas de incentivo ao empreendedorismo. Melo destacou, também, o desprendimento de Cecchim ao recordar que ele, em pelo menos três oportunidades, poderia ter sido presidente do Legislativo, mas abriu mão em nome da unidade do partido. "Só faz isso quem tem grandeza política”, disse o prefeito, ao completar que a missão lhe coube, agora, no ano do 250º aniversário de Porto Alegre.

O chefe do Executivo classificou a Câmara, na atual legislatura, como a mais “mudancista” da história recente. Afirmou que o Legislativo enfrentou temas como o da Previdência, da privatização da Carris, do monopólio da Procempa, do cancelamento dos aumentos do IPTU e outros. Melo afirmou que o protagonismo do momento é das cidades e que a aposta no desenvolvimento é a melhor ferramenta para garantir a qualidade de vida à população. Também apontou que as parcerias privadas e públicas com outros entes federativos são importantes e necessárias para que se atinja esse objetivo.

Agradeceu, ainda, o equilíbrio com que a Câmara foi conduzida em 2021 pela mesa diretora sob o comando do vereador Márcio Bins Ely (PDT), que encerra seu mandato. E elogiou a aprovação dos 64 projetos do Executivo que foram levados à votação no ano passado.

Texto

Milton Gerson (reg. prof. 6539)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)