Ensino

Secretária de Educação explica medidas para retomada das aulas presenciais

Janaina Audino prestou esclarecimentos e sanou dúvidas dos parlamentares

Comparecimento da secretária municipal de Educação, Janaína Audino.
Janaína Audino participou da sessão plenária na tarde desta quarta-feira (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Nesta quarta-feira (17/2), durante período de Comparecimento na sessão plenária da Câmara Municipal de Porto Alegre, a secretária de Educação, Janaina Audino, destacou as principais iniciativas do Executivo para possibilitar a reabertura das escolas da rede municipal de ensino. Na oportunidade, a titular da pasta apresentou a estratégia exposta aos diretores e dirigentes da área, que foi estruturada nos eixos de protocolos sanitários, capacidade da estrutura física das escolas e proposta pedagógica levando em conta, especialmente, a defasagem escolar.

Ao agradecer o apoio dos parlamentares na aprovação de projeto referente à contratação de terceirizados para a rede escolar, a secretária também evidenciou que “estamos selecionando as pessoas que serão nomeadas a partir de amanhã. Sábado e domingo, teremos mutirão de limpeza com esses profissionais para a reabertura das nossas escolas já na próxima segunda-feira, 22. Escola fechada é criança na rua, na sinaleira, sem alimento, já que, em muitas famílias, a merenda é a única refeição. As desigualdades sociais também são um dos problemas que se acentuaram com a pandemia e precisamos tentar reverter essa situação”, ressaltou Audino.

A secretária também expôs que foram realizados estudos de cenários para o retorno presencial, movimentos de orientação e acompanhamento para a reabertura das escolas. “Estudo mostra que a contaminação dentro das escolas representa 8%, levando em conta alunos com idade abaixo de 18 anos. A partir do dia 22, vamos acompanhar diariamente as escolas em tempo real, por meio do nosso painel de acompanhamento escolar. Apresentamos indicativo dos protocolos sanitários, de nutrição, limpeza e compra de insumos, distanciamento social, sinalização, uso de máscaras de proteção e dos espaços abertos, capacidade de ocupação dos espaços para o retorno presencial, entre outros aspectos”.

Diálogo, vacinação, ensino híbrido

Ao responder questionamentos dos parlamentares, a secretária reforçou que a pasta está aberta para receber propostas que venham complementar as medidas apresentadas e que o governo está lutando para que professores e profissionais da linha de frente sejam todos vacinados o mais breve. “Dialogar não precisa concordar. Mostramos hoje uma estratégia de retorno com os cuidados, não temos problemas com quem não quer voltar, mas com tudo o que essa volta precisa e a importância de realizarmos ações corretivas rapidamente. Quando tiver caso confirmado, temos condições de fechar a escola e tentar migrar para o online, buscando parcerias para dar esse apoio e acesso às crianças, pois o ensino híbrido só funciona para quem tem condições. Já estamos com projeto para levar 100% de conectividade às escolas”, finalizou Janaína.

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Escolas PúblicasRede Municipal de EnsinoEducação