COMPARECIMENTO

Secretaria promete filosofia em todo Ensino Fundamental

  • Comparecimento da Secretária Municipal de Educação Janaina Franciscatto Audino para apresentar o projeto de novo plano pedagógico para a educação fundamental.
    Secretária Janaína Andino (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Comparecimento da Secretária Municipal de Educação Janaina Franciscatto Audino para apresentar o projeto de novo plano pedagógico para a educação fundamental.
    Houve manifestações contrárias a reforma pedagógica nas galerias (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

A prefeitura acolheu as sugestões da comunidade e ainda está aberta ao recebimento de contribuições de supervisores e professores até amanhã. Este, o resumo da manifestação da secretária de Educação durante o Período de Comparecimento da sessão desta segunda-feira (18/10). Janaína Audino disse que o principal objetivo das mudanças que o governo pretende fazer é que todas as 98 escolas da rede municipal ofereçam as mesmas oportunidades e a mesma forma de avaliação a todos os alunos. A secretária lembrou que Porto Alegre é apenas 25ª capital brasileira na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais, e a 21ª, nos finais. Nossos alunos, informou, também chegam ao 9º ano sem conhecimentos básicos de matemática e português.  A secretaria pretendia aumentar a carga semanal de 20 para 24 horas, mas, anuncia, aceitou a manutenção do número inicial. Cada aula teria uma hora, mas, foi acatada a ideia de 15 períodos de 45 minutos cada um. A filosofia deixa de ser apenas uma disciplina, em anos específicos, e passa a ser discutida em outras matérias, durante todo o Ensino Fundamental. Janaína garantiu que todas as escolas vão dispor de professores de filosofia com contratos de 20 horas e que vai ser ofertada a contação de histórias nos anos iniciais, já que, avalia, as crianças adoram e promove o incentivo à leitura e o desenvolvimento da escrita. Nos anos finais, os estudantes vão ter acesso a pelo menos duas línguas estrangeiras - espanhol e inglês - e vão se trabalhar com jogos e robótica. Além disto, de acordo com o interesse de cada região, as escolas podem oferecer matérias como música ou hortas comunitárias. Ouça a íntegra das manifestações.

Texto

Joel Ferreira (Reg. Prof. 6098)