COMPARECIMENTO

Secretário apresenta plano para tirar adultos das ruas

Comparecimento do secretário municipal do Desenvolvimento Social, Léo Voigt. Na foto, com a presidente da Fasc, Cátia Lara Martins.
Secretário Léo Voigt (D) e Cátia Lara Martins (E) apresentaram estratégia para enfrentamento à situação de rua (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O secretário municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Léo Voigt, apresentou aos vereadores, nesta segunda-feira (11/10), o Ação Rua-Adultos, estratégia da prefeitura para atendimento à população adulta em situação de rua. A proposta é de uma ação intersetorial, envolvendo assistência social, saúde, trabalho, educação, habitação, cultura, esporte, segurança e sociedade civil, tendo como objetivo a reinserção dessas pessoas no mundo da família, da renda e na comunidade. Segundo Voigt, 24 redutores de danos serão integrados às equipes que atuam em 12 regiões da cidade, que somam atualmente 125 trabalhadores. A equipe do Centro Histórico, onde está concentrada a maior parte da população em situação de rua, receberá o reforço de cinco novos profissionais. O plano da prefeitura também prevê a criação de mais quatro Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POPs regionais), totalizando sete; e seis consultórios de rua, perfazendo nove; além da ampliação do auxílio moradia e das vagas em hospedagem social, entre uma série de iniciativas. Conforme salientou o secretário, o Ação Rua prevê a implantação de cuidados permanentes e territorializados, de forma a evitar que novas pessoas ingressem em circunstância de rua. Ouça a íntegra do Período de Comparecimento.

Texto

Andreia Bueno (Reg. Prof. 8148)