Cosmam

Secretário da Saúde explica atendimento a pacientes pós-covid

  • Reunião para abordar sobre o plano de atendimento e tratamento Pós-Covid.
    Mauro Sparta ressaltou que 30% dos sobreviventes a UTI possuem sequelas prolongadas de diferentes gravidades (Foto: Martha Izabel/CMPA)
  • Reunião para abordar sobre o plano de atendimento e tratamento Pós-Covid.
    Paola Falceta, da Avico, relatou problemas enfrentados por pacientes de covid-19 decorrentes das sequelas da doença (Foto: Martha Izabel/CMPA)

A questão da adoção de medidas multidisciplinares para o atendimento clínico, físico e mental de pacientes pós-covid foi pauta, nesta terça-feira (13/7), de novo encontro da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Na oportunidade, o secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, apresentou a proposta de fluxo ambulatorial de pacientes pós-covid e ressaltou que, no dia 5 de julho, houve o início das atividades do ambulatório de reabilitação, localizado no Centro de Saúde do IAPI, com serviços de enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia, fisiatria, acupuntura, fonoaudiologia e educação física. Já as demandas avaliadas como sendo de alta complexidade, com casos mais graves, serão avaliadas pelo Hospital de Clínicas.

Em sua fala, Sparta lembrou que Porto Alegre já vacinou 66,89% do grupo vacinável, ou seja, 739.120 pessoas até a presente data, e que, no esquema vacinal completo, o índice chega a 38%, com 421 mil pessoas. “As UTIs hoje estão com 83% de ocupação. Podemos dizer que a doença cedeu bastante com o esforço conjunto de todos. Temos 151 mil pacientes recuperados da covid. Internamos 24 mil pacientes na rede pública e privada. Desse total, 16 mil são daqui e 8 mil são de fora de Porto Alegre, e praticamente 10 mil pessoas precisaram de UTI. Cabe ressaltar que, aproximadamente, 30% dos sobreviventes a UTI possuem sequelas prolongadas de diferentes gravidades. Estamos à disposição para aperfeiçoar o processo de atendimento a essas pessoas, é o início de um trabalho que nos hospitais já vinha sendo feito desde sempre”, apontou o secretário.

O titular da pasta da Saúde destacou, ainda, que providências estão sendo tomadas para que as unidades básicas tenham condições de fazer as referências necessárias para os atendimentos pós-covid. “Em nossa proposta, a unidade básica é a receptora inicial do paciente. Ele vai até a unidade de saúde para alguma consulta, a enfermagem ou médico fazem o plano de cuidado e o devido encaminhamento às especialidades. Neste momento, nosso núcleo do IAPI não está atuando com capacidade máxima, mas já estamos prevendo o Centro de Reabilitação na Vila dos Comerciários, também em parceira com a Unisinos e UFSCPA e com atendimentos em osteopatia, entre outras áreas”, finalizou Sparta, lembrando que os Hospitais da Santa Casa, São Lucas da PUC e Conceição vêm absorvendo seus egressos de internação e também poderão se somar à proposta conforme demanda.

A vice-presidente da Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico Brasil), Paola Falceta, reforçou a importância de haver atenção à área psicológica. “Nossa entidade tem cerca de 2 mil associados no Brasil inteiro em menos de um mês. No RS, são cerca de 400 pessoas e, em Porto Alegre, 150 mais ou menos. Todas reclamam de sintomas após a doença. Na área da saúde mental temos muitos pacientes com stress pós traumático, depressão, síndrome do pânico. Precisamos pensar na questão psicológica. Prestamos serviço solidário apenas com voluntários, sendo que a maioria são psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, que estão atendendo cerca de 60 pessoas com esses sintomas.”

Os vereadores da Cosmam Jessé Sangalli (Cidadania) – presidente, Cláudia Araújo (PSD) - vice-presidente, Aldacir Oliboni (PT), José Freitas (Republicanos), Lourdes Sprenger (MDB) e Psicóloga Tanise Sabino (PTB) foram unânimes ao ressaltar a importância do acompanhamento às pessoas contaminadas pela covid-19 não apenas nos atendimentos médicos, mas também na parte psicológica. Os parlamentares se colocaram à disposição da Secretaria para auxiliar no tema e definiram que, após o recesso, a Comissão irá realizar visita ao local de atendimento pós-covid.

Também participaram do encontro representantes dos Conselhos Regionais de Enfermagem, de Farmácia e de Fonoaudiologia do RS, Conselho Municipal de Saúde, Cremers, Simers, Associação dos Servidores do HPS, Hospital Materno Infantil, Grupo Hospital Conceição, Santa Casa de Misericórdia e Hospital de Clínicas, entre outros convidados.

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)