PLENÁRIO

Secretário da Smamus apresenta revisão do Plano Diretor

  • Comparecimento do Secretário Municipal De Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.
    Secretário Germano Bremm (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • Comparecimento do Secretário Municipal De Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm.
    Comparecimento ocorreu a convite do presidente Mauro Pinheiro (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Na sessão ordinária desta segunda-feira (1º) da Câmara, o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus), Germano Bremm, apresentou aos parlamentares o andamento da revisão do Plano Diretor. O comparecimento foi resultado de convite feito pelo presidente do Legislativo, vereador Mauro Pinheiro (PL).

O Plano Diretor é uma lei municipal que orienta o planejamento do desenvolvimento urbano sustentável do município, bem como um pacto entre a sociedade, o Estado e os governos. O projeto, que deve ser revisado a cada dez anos, busca promover a construção de uma cidade mais humana a partir do planejamento urbano e da garantia da melhora da qualidade de vida da população. 

O secretário explicou o estágio atual da revisão do Plano Diretor de Porto Alegre. Em sua fala, destacou o cronograma geral do plano, que foi dividido em três etapas: leitura da cidade, sistematização e propostas e aprovação. As etapas foram subdivididas em oito marcos de processos participativos. “O novo plano diretor de Porto Alegre vai se produzir a partir de cinco objetivos gerais. Vamos perseguir a gestão da política urbana e do planejamento dos próximos anos da Porto Alegre do futuro”, declarou. 

Bremm apresentou os cinco objetivos gerais para as ações futuras do plano: qualificar o espaço público e potencializar a utilização do Guaíba; reduzir o tempo de deslocamento das pessoas nos trajetos diários; reduzir os custos de moradia e garantir o acesso de todos à cidade; adaptar o município para os efeitos das mudanças climáticas e zerar as emissões de gases do efeito estufa; e fortalecer o planejamento urbano com base na economia urbana para responder eficientemente às dinâmicas da cidade, além de potencializar suas formas de financiamento. “Esperamos que, com isso, crie-se uma cidade que tenha oportunidades, que gere riquezas, que tenha qualidade de vida, que transforme e melhore as condições daqueles que mais precisam”, afirmou. 

O secretário destacou ainda os processos já realizados com a participação da população na leitura comunitária em conjunto das avaliações técnicas para viabilizar e atender as demandas da sociedade. “Uma missão é tornar Porto Alegre uma cidade atrativa, competitiva e sustentável, impulsionando a diversidade, a qualidade de vida e a prosperidade com foco nas pessoas, especialmente as comunidades carentes e vulneráveis”, esclareceu. 

O presidente da Câmara Municipal comemorou o andamento do projeto do Plano Diretor e ressaltou os avanços já realizados no município. ''Todos queremos uma cidade melhor, mas cada um com a sua visão. Que esse projeto venha para essa Casa para balizar o debate e que possamos fazer um bom plano com o que a cidade merece para se qualificar ainda mais, resolver nossos desafios urbanos, com menos regulamentação e mais ação, e facilitar a vida do empreendedor e dos moradores da cidade de Porto Alegre’’, finalizou Pinheiro. 

Texto

Laura Paim da Silva (estagiária de Jornalismo)

Edição

João Flores da Cunha (reg. prof. 18241)