Plenário

Secretário de Administração destaca dez meses de gestão

Comparecimento do secretário de Administração, André Barbosa.
Secretário André Barbosa fez balanço da gestão à frente da pasta (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

O período de Comparecimento da sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, nesta quarta-feira (10/11), contou com a participação do secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa. Na oportunidade, ele apresentou aos parlamentares e ao público a estrutura da pasta, bem como as principais ações desenvolvidas nos primeiros dez meses de gestão, especialmente, nas áreas referentes à Gestão de Patrimônio (mobiliário, imobiliário e frota de veículos) e à Gestão de Pessoal (recursos humanos e política de pessoal).

Quanto à Gestão de Patrimônio, o secretário elencou uma série de iniciativas que vem sendo realizadas, como: o inventário de imóveis e do mobiliário; revisão de todas as permissões de uso de imóveis; venda de imóveis e veículos inservíveis; Programa de Gestão dos Imóveis; aquisição de novo Centro Administrativo, visando a facilitar a vida do cidadão ao acessar os serviços da Prefeitura; cercamento dos imóveis; transporte administrativo por aplicativo e redução de dívidas no Mercado Público. “Temos 11 mil registros de imóveis matriculados. Os dados irão para uma plataforma digital, que vai facilitar acesso e controle dos mesmos. Temos 50 terrenos onde serão feitos cercamentos para evitar invasões, depósitos de lixo ou estacionamentos clandestinos. Vamos vender 36 veículos, pois o custo de manutenção é 50% maior que seu valor. Com a adesão à ata de registro de preço de transporte administrativo por aplicativo, já tivemos a redução de 30% na despesa. Quanto ao Mercado Público, tínhamos débito muito alto no pagamento dos Termos de Permissão de Uso onerosos, conseguimos reduzir 80% no valor das dívidas e estamos na iminência de licitar os espaços vagos e aqueles que já são ocupados”, explicou.

No que se refere à Gestão de Pessoal, Barbosa apresentou ações como: a gestão por competências (meritocracia); teletrabalho; modernização de normas de pessoal; capacitação de servidores; agente integrador de estágios; Programa de Residência Técnico-Superior; concursos (novos e vigentes); credenciamento de consignados; novo sistema de banco de horas; e o diálogo permanente com servidores, sindicatos e associações. “Não tínhamos ainda no município uma avaliação de desempenho das chefias. Iniciamos, no primeiro ciclo, avaliação das chefias de diretores e coordenadores, para termos claro na administração pública quais são as qualidades e as deficiências dos gestores visando, junto à Escola de Gestão, a atuar para qualificar os gestores em determinadas carências. Já capacitamos mais de 2.300 servidores, teremos parceria com a Escola do Legislativo. Também vamos buscar desburocratizar a questão dos estágios e, quanto ao banco de horas, para evitar acúmulo, vai ter limitador para isso e para podermos regular melhor essa gestão”, finalizou o secretário, agradecendo o apoio e as sugestões de todos os vereadores, funcionários da pasta e demais gestores do Executivo.

Texto

Bruna Mena Bueno (reg. prof. 15.774)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:PatrimônioAdministração