PLENÁRIO

Secretário de Saúde apresenta ações da Operação Inverno

Movimentação de Plenário. Na tribuna o Secretário Municipal da Saúde, Fernando Ritter
Na tribuna, o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, compareceu na tarde desta quarta-feira (14/06) à Câmara Municipal de Porto Alegre, para apresentar aos parlamentares as ações da Operação Inverno 2023.    

 

A Operação Inverno, que é executada todos os anos, tem como objetivo evitar as chamadas doenças de inverno, como as formas graves de gripe, Covid-19 e síndrome respiratória aguda; por meio de ações de prevenção e incentivo à vacinação. Ritter  reforçou a importância da vacinação contra a Influenza, que está tendo baixa adesão neste momento pós-pandêmico.

 

De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Porto Alegre, as taxas de internações hospitalares em pediatria tiveram uma queda significativa. “Nós conseguimos reduzir bastante a pressão nas portas de emergência”, apontou o secretário.

 

A taxa de ocupação de leitos também se manteve estável, mas ele ressaltou que, apesar do aumento no número de leitos, Porto Alegre ainda passa por dificuldades. “A gente tem percebido que isso são alguns processos de fluxo e processo de gestão que nós vamos estar qualificando nos próximos meses”, frisou Ritter. Já na UTI adulta, os dados mostram estabilidade no setor, tendo aumento real durante os meses de pandemia.

 

Foi salientada a ação de monitoramento constante dos hospitais, o que garante uma facilidade no remanejamento de pacientes para hospitais de baixa, média e alta complexidade, garantindo o atendimento correto de acordo com o quadro de saúde do paciente. “Nós temos trabalhado no sentido de colocar o paciente certo no lugar certo, no tempo certo e na duração certa, para que possamos usar os recursos", explicou o secretário. 

 

Segundo a pasta da saúde, o município possui 116 novos leitos clínicos e leitos de UTI, para crianças e adultos. Ritter anunciou que na sexta-feira (16/06), estará inaugurando mais dez leitos de UTI infantil no Hospital Vila Nova, além de leitos clínicos em diversos hospitais da cidade. Ele também lembrou que em Porto Alegre existem 16 postos de saúde que trabalham em turno estendido.

 

Sobre as ações adotadas para a operação inverno deste ano, estão estabelecidas a ampliação de leitos de UTI e de enfermaria, o aumento  de atendimento na rede primária, aumento no quadro de profissionais para os pronto atendimentos e o fomento e ampliação da cobertura vacinal de Porto Alegre. Além destas ações, Ritter garantiu uma maior eficiência dos serviços e de ações de comunicação. Toda a operação custará à Prefeitura R$ 16.780.271,75.

Texto

Josué Garcia (Estagiário de jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)