Comunicações

Semana da Consciência Negra recebe homenagem no plenário

  • Período de Comunicações em homenagem à Semana da Consciência Negra. Na foto, presidente da Unegro, Elis Regina
    Elis Regina de Vargas, da Unegro RS, destacou a importância de políticas públicas para os jovens negros (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Período de Comunicações em homenagem à Semana da Consciência Negra. Na foto, vereadora Bruna Rodrigues
    Vereadora Bruna Rodrigues (PCdoB) foi a proponente da homenagem (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Semana da Consciência Negra foi encerrada nesta segunda-feira (22/11), na Câmara Municipal de Porto Alegre, com uma homenagem realizada em plenário, durante o período destinado às Comunicações, à União de Negros pela Igualdade (Unegro). A homenagem foi proposta pela vereadora Bruna Rodrigues (PCdoB), que destacou a importância da entidade. “Aos 33 nos de idade, a Unegro contribuiu muito com a consciência racial da nossa sociedade. É fundamental uma entidade como esta se fortalecer, se enraizar e ser homenageada na Câmara Municipal. Ainda em 2021 temos que lutar pela igualdade racial. Muitos se utilizam da tribuna para dizer que todos somos iguais perante a Lei, mas temos uma sociedade racista de forma estrutural”, ressaltou, acrescentando que não basta não ser racista, mas é necessário ser antirracista.

A presidente da Unegro RS, Elis Regina de Vargas, falou da importância das políticas públicas para dar melhores condições de vida aos jovens negros. “A Unegro é uma entidade com 33 anos de luta, composta em todos os estados do Brasil, que briga diuturnamente por políticas públicas. Debate uma vida melhor para o nosso povo brasileiro, povo negro, descendente de escravizados. Insisto em dizer que este lugar é a casa do povo, é aqui que quero meu povo. Aqui que a Unegro quer estar decidindo o que é bom e ajudando a construir políticas públicas que mantenham nossa juventude viva de verdade”, desabafou.

As festividades da Semana da Consciência Negra são definidas pela Lei Municipal nº 6.986, de 27 de dezembro de 1991.

Também se manifestaram, durante a homenagem, os vereadores Pedro Ruas (PSOL), Laura sito (PT), Matheus Gomes (PSOL), Daiana Santos (PCdoB), Pedrinho da Tinga (Solidariedade), Mônica Leal (PP), Comandante Nádia (DEM), Airto Ferronato (PSB) e Cláudia Araújo (PSD).

Texto

Elisandra Borba (reg. prof. 15448)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)