Sessão Solene

Senador Paulo Paim recebe homenagem na Câmara Municipal

  • Sessão Solene em homenagem ao Dia do Trabalhador e de outorga do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao senador Paulo Paim. Na foto, o homenageado recebe o trofeu das mãos do proponente, vereador Engenheiro Comassetto
    Comassetto (e) propôs homenagem a Paim (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Sessão Solene em homenagem ao Dia do Trabalhador e de outorga do Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre ao senador Paulo Paim.
    Cerimônia reuniu amigos e familiares no Plenário Otávio Rocha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Atendendo proposição do vereador Engº Comassetto (PT), a Câmara Municipal de Porto Alegre prestou homenagem ao senador Paulo Paim (PT) na noite desta terça-feira (30/4) com o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre. Em sua manifestação, no Plenário Otávio Rocha da Casa, o vereador disse que é uma satisfação homenagear o senador. “Com certeza, é mais uma de tantas que ele já recebeu ao longo de sua vida política. Paim é a expressão da classe trabalhadora”.  

Comassetto registrou que Paim nasceu em Caxias do Sul, em 15 de março de 1950, foi metalúrgico e, na década de 1980, presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e a Central Estadual de Trabalhadores, além de ter sido secretário-geral e vice-presidente da CUT Nacional. Disse ainda que Paim é congressista há mais de 30 anos, sendo eleito deputado constituinte e deputado federal por quatro mandatos. Como senador, cumpre o terceiro mandato.

“Em sua vida, passou por experiências marcantes, como a representação do Congresso Nacional na África do Sul, exigindo a libertação de Nelson Mandela. Também esteve em missão de paz na Nicarágua, em plena guerra, e no Uruguai, exigindo a liberdade de Universindo Diaz e Lilian Celiberti, que foram sequestrados pela repressão no Brasil”, lembrou Comassetto. “A luta da Assembleia Nacional Constituinte foi um dos marcos de sua história. Foi deputado federal por quatro mandatos e, em 2003, assumiu a vaga de senador. Parlamentar destacado por sua defesa de aposentados, pensionistas e minorias, atuou como vice-presidente da Casa por dois anos e, no biênio 2007-2008, assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa”, complementou o vereador

Paim por sua vez disse que considera a homenagem um dos momentos mais bonitos da sua vida. “Dedico ao Comassetto, pois a minha história política é a dele e a dele é a minha, elas se entrelaçam”. Falou que está há 40 anos na vida pública. “Quantos atos e comícios nesses anos todos. É um prêmio que recebo em nome de todo povo brasileiro”. 

A solenidade foi presidida pelo presidente em exercício, vereador Reginaldo Pujol (DEM), que durante a sessão também registrou o Dia do Trabalhador. “Essa homenagem ao senador Paulo Paim é mais do que justa. “Não só pelos serviços prestados ao nosso Estado, mas pelo que faz por todo o Brasil. Um justo reconhecimento a esse homem justo, íntegro e trabalhador".  

Estiveram presentes ainda o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Guiomar Vidor, o diretor da Central do Servidor, Paulo Olímpio, o ex-vereador João Motta (PT), a suplente do senador Paulo Paim, Reginete Bispo, a presidente da Cooperativa de Habitação Morada da Fé, Isabel Pontes, a ex-secretária estadual do Turismo Abigail Pereira o vereador Marcelo Sgarbossa (PT), além de familiares e convidados. 

Texto

Regina Andrade (reg. prof. 8423)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062