Sessão Solene

Sérgio Arnoud é Cidadão de Porto Alegre

  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Sérgio Augusto Jury Arnoud, por proposição do vereador Márcio Bins Ely.
    Arnoud e Bins Ely exibem o título do mais novo Cidadão de Porto Alegre (Foto: Fernando Antunes/CMPA)
  • Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao senhor Sérgio Augusto Jury Arnoud, por proposição do vereador Márcio Bins Ely.
    Familiares, amigos e colegas prestigiaram a cerimônia nesta noite (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre entregou hoje (16/8) o título de Cidadão ao sindicalista Sérgio Arnoud. A homenagem foi proposta pelo vereador Márcio Bins Ely (PDT).

Bins Ely explicou que o título de Cidadão concedido a Arnoud é destinado a figuras ilustres que se destacam na sociedade. "Foi aprovado por unanimidade, o que ressalta teu prestígio e tua trajetória", disse o vereador ao se dirigir ao homenageado. Ao relembrar a trajetória profissional de Aroud, Bins Ely destacou que o homenageado tem uma vida dedicada ao serviço público e que, por isso, recebe esta "justa e significativa homenagem da Câmara".

Arnoud agradeceu a Bins Ely, "um amigo de décadas", pela homenagem. Relembrou sua caminhada, que começou na política estudantil no Colégio Júlio de Castilhos e, depois, avançou pelo sindicalismo. Aos 14 anos, ressaltou, já percorria o Estado em defesa dos estudantes, em plena ditadura militar. "Desde aquela época, sempre persegui um sonho: o sonho de um mundo melhor, sem opressores e oprimidos, com igualdade para todos e sem discriminação. Este sonho ainda não está no horizonte, mas continuarei buscando por ele enquanto tiver saúde."

História

Natural de Alegrete, Sérgio Arnoud fundou, em 1990, a Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do RS (Fessergs). É consultor em direito, jornalista profissional, bacharel em ciências jurídicas pela UniRitter e especialista em cooperativismo. 

Atualmente, além de presidir a Fessergs, é diretor de Relações Internacionais da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), vice-presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e secretário-geral adjunto da Confederação Latino-americana e do Caribe de Trabalhadores Estatais (Clate).

Como conferencista, fez palestras em diversos seminários e encontros no Brasil, no México, na Costa Rica, no Uruguai, no Paraguai, na Argentina e no Chile. Além disso, desde o início dos anos 2000 participa como conferencista e representante brasileiro pela CSPB da Conferência Anual da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra, na Suíça.

Texto

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)