PLENÁRIO

Serviço de Referência em Triagem Neonatal é apresentado na Tribuna Popular

Tribuna Popular com a Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas – AHMI.  Apresentação do SRTN – Serviços de Referência em Triagem Neonatal.
Endocrinologista pediátrica Cristiane Kopacek fala da importância do diagnóstico de doenças raras (Foto: Leonardo Lopes/CMPA)

Na sessão ordinária desta segunda-feira (05/06) da Câmara Municipal de Porto Alegre a Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (AHMI) ocupou o espaço da Tribuna Popular para apresentar o Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN). As oradoras foram a presidente da AHMI, Fernanda Etchepare; e a Endocrinologista pediátrica do SRTN, Cristiane Kopacek.

 

Cristiane apresentou o trabalho do SRTN e a importância do diagnóstico precoce de doenças menos frequentes. O intuito é diagnosticar precocemente estas crianças para promover um crescimento e desenvolvimento o mais próximo do normal. Conforme a médica, as doenças raras possuem manifestações que podem simular outras doenças, por conta disso, são de difícil conhecimento e possuem a dificuldade de diagnóstico. Em sua maioria são crônicas, progressivas e podem gerar incapacidade.

 

Ela ainda ressaltou a importância do teste do pezinho para o diagnóstico de doenças raras. “A medida em que a triagem neonatal avança, reduz a mortalidade infantil e a triagem acaba ganhando prioridade e interesse das instituições governamentais”, afirmou.

 

Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (AHMI)

 

A Associação dos Amigos do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (AHMI) é uma entidade jurídica de direito privado, sem vínculo político, partidário ou fins lucrativos, totalmente voltada ao voluntariado. Fundada em 2006, é formada por pessoas que têm em comum o carinho pelo hospital e a atenção aos pacientes que o utilizam. A AHMI busca ajudar na manutenção dos serviços de saúde prestados às crianças, adolescentes e mulheres do município de Porto Alegre, da região metropolitana e de muitas cidades do Rio Grande do Sul.

Texto

Eduarda Burguez (estagiária de Jornalismo)

Edição

Andressa de Bem e Canto (reg. prof. 20625)