Plenário

Serviços municipais de saúde deverão ser divulgados na Internet

Projeto de André Carús visa evitar, entre outras situações, a superlotação em emergências e pronto-atendimentos

  • Comissão visita o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul
    Proposta visa otimizar atendimentos na rede municipal de saúde (Foto Arquivo) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Movimentações de plenário. Na foto, na tribuna, o vereador Andrés Carús.
    Vereador André Carús (MDB) na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Giulia Secco/CMPA)

O plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na tarde desta segunda-feira (22/10), o Projeto de Lei N°158/17, que obriga a divulgação dos serviços e profissionais de saúde disponíveis na rede pública de atenção básica à saúde do Município. O autor da proposta, vereador André Carús (MDB), salienta que a matéria visa garantir maior transparência aos serviços de saúde oferecidos à população.

O parlamentar observa que "os cidadãos desconhecem os serviços ofertados e, em função disso, buscam as emergências dos estabelecimentos de saúde públicos ou privados". Ele salienta que a situação resulta em superlotação de emergências ou em pronto-atendimentos 24 horas, com casos que poderiam ser atendidos em unidades da rede de atenção básica à saúde.

De acordo com o projeto, as informações devem ser divulgadas diariamente no site da Secretaria Municipal da Saúde e em murais das Unidades Básicas de Saúde, Estratégias de Saúde da Família, Centros de Saúde do Município e conveniados, sendo os gestores desses locais os responsáveis por esse procedimentos. 

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Tópicos:vereador André Carús (MDB)saúde municipal