Comissões

Servidor denuncia Dmae por assédio moral

Denúncia foi formalizada na Cedecondh nesta segunda-feira Foto: Pedro Revillion
Denúncia foi formalizada na Cedecondh nesta segunda-feira Foto: Pedro Revillion

Funcionário público do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) há quase 20 anos, Roberto Maineri tem enfrentado problemas no local de trabalho nos últimos dez meses. O motivo, expressado pelo servidor na tarde desta terça-feira (26/2), durante reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal, foi sua participação em atividades reivindicatórias da categoria.

“Fizeram uma represália por causa de uma greve e a partir de então, fui transferido para um setor onde não exerço nenhuma tarefa. É humilhante para um profissional ser desvalorizado desta maneira”, disse emocionado.

Segundo dados do Dmae, Maineri, então chefe do setor de Leituras de Hidrômetros, foi transferido há cerca de um ano para a divisão de Caça-fraude. Para o superintendente do Departamento, Marcelo Costa, o servidor nunca se mostrou um mau profissional. “A mudança aconteceu apenas por um ajuste operacional interno da gestão do Dmae”, explicou. Entretanto, justificou a transferência por ter recebido reclamações de colegas de Maineri sobre supostos conflitos gerados pelo servidor.

De acordo com Almerindo Cunha, do Sindicato dos Municipários (Simpa), não é a primeira vez que a entidade recebe denúncias envolvendo o Dmae. Segundo ele, a Câmara precisa encampar iniciativas que coíbam práticas desrespeitosas dos departamentos municipais em relação aos servidores da Capital. “Não podemos aceitar que um funcionário seja perseguido politicamente pelo fato de querer expressar sua opinião”, reiterou.

Maineri acrescentou ainda que a Função Gratificada que recebia como chefe do antigo setor onde trabalhava foi vetada pela direção. “Eles estão tirando meu direito como trabalhador”, acusou. Para o vereador Guilherme Barbosa (PT), presidente da Cedecondh, a denúncia é grave e, por isso, precisa de uma averiguação detalhada.

Como encaminhamento, Guilherme sugeriu que a Comissão envie ofício ao Dmae solicitando audiência com o diretor-presidente, Flávio Presser. Também participaram da reunião, os vereadores Carlos Todeschini (PT), DJ Cassiá (PTB), Maria Luiza (PTB) e Wilton Araújo (PTB).

Ester Scotti (reg. prof. 13387)