Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

Movimentação de Plenário. Na foto: vereador Hamilton Sossmeier
Vereador Hamilton Sossmeier (PSC) homenageou PMs mortos na Capital nesta madrugada (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre, durante os períodos de Comunicações e Lideranças da sessão ordinária desta quinta-feira (27/6), trataram dos seguintes temas:

TÁXIS - Adeli Sel (PT) classificou como escandalosa a sétima reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para tratar sobre a Lei Geral dos Táxis. "A lei está em vigor e deve ser implantada de A a Z", afirmou. O parlamentar também informou que terá audiência na Secretaria Estadual de Educação para tratar sobre os núcleos estaduais de Educação de Jovens e Adultos em Porto Alegre. "Já falei com o vereador Alex Fraga, presidente da Comissão de Educação, que temos que tratar em breve sobre a Educação de Jovens e Adultos mantida pela municipalidade", acrescentou. Adeli ainda relatou sua preocupação com o atendimento a "moradores de rua e pessoas necessitadas", tendo em vista o início do inverno. "A assistência social não pode ser uma política de zigue-zague", frisou. (ALG)

DESCONTENTAMENTO - Dr. Goulart (PTB) lamentou o tratamento dado aos vereadores durante a entrega do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao vice-presidente general Hamilton Mourão. "É inadmissível que venha o vice-presidente da República e um vereador não possa conversar com ele ou entregar uma carta", afirmou. Para o parlamentar, Mourão "foi escondido antidemocraticamente dos vereadores. Não pude dizer o que pensa um vereador de Porto Alegre, o que espera do governo um vereador de Porto Alegre. Gostaria de não ver isso repetido", destacou. (ALG)

DROGAS - Lourdes Sprenger (MDB) elogiou o ministro Osmar Terra, que, segundo ela, tem enfrentado o combate às drogas. “Ontem foi o Dia Mundial para Conscientização contra as Drogas, devemos fazer esse enfrentamento especialmente em razão dos nossos jovens”, disse. A parlamentar registrou ainda a iniciativa de parceria público privada para a conclusão de um cachorródromo na Praça da Encol. “Há equipamentos e local para água dos animais e recolhimento de dejetos. São mais de 26 mil metros para fazer a recreação de até 80 cães. Desejamos que essa ação seja estendida a outras áreas da cidade”. (LV)

SEGURANÇA I - Nelcir Tessaro (DEM) falou sobre a segurança pública que está comprometida, pois dois soldados da PM foram abatidos na Paulino Azurenha, zona leste da capital esta madrugada. “São 41 policias nos últimos anos que foram mortos, que lutam por nossa defesa, por nossa integridade”. Ele questionou a falta de controle de quem usa a tornozeleira eletrônica. “Isso não pode acontecer, pois eram distribuidores de drogas na região, praticando crimes e deveriam estar presos. Os moradores da localidade estão muito inseguros e temem balas perdidas em razão desses confrontos”. O vereador acredita que deve haver celeridade na construção de novos presídios. “Temos vários terrenos que poderiam ser construídos novos presídios, e uma revisão da nossa legislação é necessária para os criminosos. Sem oportunidade de defesa foram mortos trabalhadores que precisam de respaldo e segurança para trabalhar protegendo a população”. (PB)

SANEAMENTO – Mauro Pinheiro (REDE) falou sobre saneamento básico e o Dmae e do bom serviço que presta, mas destacou que infelizmente todos sabem que oapenas 55% do nosso esgoto é tratado e o restante é jogado nos arroios. “As Parcerias Público-Privadas (PPP’s) devem ser levadas em consideração, pois para tratarmos 100% do nosso esgoto teríamos que arcar com R$ 2 bilhões. Sou a favor de um estudo para que possamos tratar o nosso esgoto, em razão da saúde pública. Na Vila Dique os moradores que foram trocados de lugar e receberam moradias dignas possuem tratamento de esgoto”. Alega o vereador que hoje o índice na saúde pública melhorou nesse local. Abordou também a questão da água na capital. “Por quantos anos mais conseguiremos ter água tratada? Em vez de ficarmos discutindo se teremos água tratada ou não, temos que encontrar uma saída”. (PB)

SEGURANÇA II – O vereador Hamilton Sossmeier (PSC) se solidarizou com a morte dos soldados na última quarta-feira, na Paulino Azurenha, que foram surpreendidos por traficantes. “Todos que se dedicam a este trabalho que é tão arriscado e que buscam proteger a nossa população. Que as famílias possam ser amparadas." (PB)

FECHAMENTO – Alex Fraga (PSOL) denunciou na tribuna o fechamento do albergue familiar que tem como guarda-chuva a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte (SMTE) declarando que a secretaria culpava os servidores públicos de má conduta por seus serviços com os moradores de rua, por isso não queriam se abrigar nos equipamentos da prefeitura. “Não podemos nos calar diante disso, o Executivo não pode separar os pais de seus filhos e deixar de manter locais como este que uniam as famílias. Ao invés de separar, devemos promover a socialização. Não podemos permitir que esse tipo de prática seja realizada", desabafou o vereador. (PB)

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)
Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)