Sessão ordinária / Lideranças e Comunicações
Os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre, durante os períodos de Comunicações e Lideranças da sessão ordinária desta segunda-feira (9/3), trataram dos seguintes temas:
MULHER - Cláudia Araújo (PSD) lembrou que ontem, 8 de março, foi celebrado o Dia Internacional da Mulher. Então, na tribuna, a parlamentar sublinhou a importância de relembrarmos a origem da data, que, segundo ela, “foi uma homenagem às trabalhadoras da indústria têxtil - as quais lutaram pelos seus direitos e melhores condições de trabalho”. Além disso, Cláudia recordou antigamente sobre a impossibilidade de as mulheres votarem, ou de que elas só poderiam trabalhar se os seus maridos deixassem. Para concluir, a parlamentar, que também é Procuradora da Mulher da Câmara, se dirigiu a todas as mulheres da Casa, apesar das divergências políticas. Falou sobre orgulho e coleguismo. Disse que, de 36 vereadores, “somos somente cinco vereadoras”. E reforçou a importância de as mulheres ocuparem os espaços de poder. “Política é, sim, coisa de mulher”. (BSM)
DESCASO - Alvoni Medina (Republicanos) comentou sobre as infindáveis obras da avenida Ernesto Neugebauer. Mencionou que os moradores da região, geralmente, entram em contato e reclamam da demora e da não liberação da via. “Hoje, vi que o prazo do término dessa obra, que ficou quase dois anos parada, será prorrogado pela terceira vez”, lamentou Alvoni. Na opinião do vereador, “é um descaso com a comunidade”, pois, além de “ela sofrer com alagamentos, ainda ocorrem acidentes no local”. (BSM)
SAÍDA - Hamilton Sossmeier (PSC) não só elogiou as mulheres pelo 8 de março, como também, na oportunidade, registrou a sua saída do Partido Social Cristão. Às mulheres, ele deu os parabéns e desejou a elas conquistas em suas vidas. Entretanto, o parlamentar igualmente sentiu o avanço dos casos de feminicídio e as muitas mortes que têm sido causadas “por causa do despreparo de alguns homens”. Sobre a saída do PSC, agradeceu o carinho recebido durante o período em que esteve no partido. “Me desfilio do PSC e assino a ficha no PTB”, noticiou. (BSM)
MULHER II - Cassio Trogildo (PTB) aproveitou para elogiar o Dia Internacional da Mulher, mas observou que “o mês todo vai ser trabalhado nas mulheres”. Na sequência, Trogildo saudou as vereadoras, servidoras, demais colegas do Legislativo e todas as mulheres de Porto Alegre. “Que esse dia não seja único”, reforçou, ao parafrasear uma frase por ele lida na internet: “As mulheres são metade das pessoas do mundo, e a outra metade são os filhos dessas mulheres”. Para concluir, o petebista também saudou o novo companheiro de partido, Hamilton Sossmeier. (BSM)
PREOCUPAÇÃO - Moisés Barboza (PSDB) disse que hoje, a caminho da Câmara, achou o fluxo do trânsito pesado na região da Azenha. “Fiquei preocupado achando que era acidente, mas era o DMAE fazendo o nivelamento de tampas de bueiro. Muito importante para a cidade, então quero reconhecer esse feito que os moradores tanto esperavam.” Outro assunto que o vereador trouxe foi sua participação em um curso desenvolvido pela Inexh. “Costumamos achar que somente as pessoas públicas fazem um trabalho para melhorar a vida da população, mas precisamos lembrar que também tem gente fora da política fazendo isso.” Finalizou sua fala pedindo que haja mais atenção aos preconceitos político-partidários. “Em ano eleitoral, precisamos lembrar disso, julguem as pessoas pelo o que elas são e fazem.” (LMN)
SAÚDE - Aldacir Oliboni (PT) falou sobre um tema que preocupa muito os cidadãos de todo o Brasil. “Há poucos dias ouvimos dizer que o serviço de pediatria do Hospital São Lucas da PUCRS seria fechado. O hospital é referência em todo país quando se trata de atendimento realizado pelo SUS. Toda a região tem esse lugar como referência.” O vereador disse que a Câmara Municipal de Porto Alegre já destinou diversas vezes emendas impositivas em relação a esse tipo de problema e solicitou mais verba para a compra de equipamentos novos. “É muito importante nos abraçarmos para defender a manutenção desses serviços que são modelos nacionais.” (LMN)
EDUCAÇÃO - Adeli Sell (PT) falou que a prefeitura, em seu site oficial, está fazendo uma enquete sobre o preço da tarifa. “Do jeito que foi posto, o prefeito quer culpabilizar os vereadores da Câmara Municipal. Acredito que medidas judiciais serão necessárias.” O vereador falou também sobre o déficit de 9 mil vagas em escolas e creches em Porto Alegre. “São 9 mil famílias que não têm onde deixar seus filhos para ir trabalhar.” Adeli propôs que a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude disponibilize os dados que possui com todos os vereadores, pois no momento são quase 400 professores faltando na rede municipal. “Falta professor, falta educação e faltam condições para que as mães e pais deixem seus filhos na escola. Isso não pode continuar.” (LMN)
VOTAÇÃO - Cassiá Carpes (PP) disse que Tulio Milman publicou hoje, na Zero Hora, matéria intitulada “Os caranguejos e a inovação em Porto Alegre”, em que critica a Câmara por ter travado o projeto sobre o Fundo Municipal de Inovação e Tecnologia da cidade. “Respeito a opinião dele. No final do ano, saiu um artigo, também na ZH, sobre as startups com uma opinião contrária. Não sou caranguejo, eu quero votar o projeto, mas ele precisa entender que os vereadores são independentes para escolher votar ou não.” Para concluir, o vereador pediu aos seus colegas que dessem presença e quórum necessário para a ordem do dia para que consigam realizar a votação. “Para votar o IPTU teve 22 votos, mas para abrir a ordem do dia não tem nem 19 vereadores.” (LMN)
BANCADA I - Reginaldo Pujol (DEM), na condição de líder partidário, deu boas-vindas aos vereadores Comandante Nádia, Mendes Ribeiro e Ricardo Gomes, que filiaram-se à sigla, destacando a identidade ideológica que resultou na migração. Venho à tribuna com muita satisfação para me dirigir aos dois companheiros e à companheira Comandante Nádia, que compõem hoje essa nominata de cinco integrantes que constitui a bancada do Democratas na Câmara”, disse. Para o parlamentar, o crescimento da bancada também aumenta a responsabilidade “de continuarmos aqui na Casa defendendo nossas posições, especialmente aquelas que foram fundamentais para essa nova realidade”. “A Casa não haverá de ter na nossa bancada a não ser responsabilidade social, política e com a sociedade”, concluiu. (ALG)
BANCADA II - Ricardo Gomes (DEM) agradeceu a acolhida e a oportunidade de passar a compor a bancada dos Democratas, “que se tornou uma das maiores da Câmara”. Ele citou que foi filiado ao antigo PFL (partido que originou o DEM) ainda no início dos anos 2000, mas que logo abandonou a expectativa de participar da vida política para se dedicar à iniciativa privada, filiando-se após vários anos ao PP. O vereador agradeceu os colegas do PP “pela caminhada” e afirmou que “trocar de partido não é fácil, mas o faço com muita tranquilidade porque sei que no DEM vou seguir com as bandeiras que sempre sustentei”. (ALG)
SAÚDE II - Clàudio Janta (SD) repercutiu notícia sobre o possível fechamento dos setores de maternidade e obstetrícia do Hospital São Lucas da PUC. O vereador questionou o argumento da direção do hospital de que os setores estão tendo prejuízo, citando que a casa de saúde “não é 100% SUS” e que recebeu recentemente R$ 55 milhões somente em emendas parlamentares para melhorar os setores ameaçados de fechamento. “Uma rede que constrói centros de futebol, que consegue fazer academias e ampliar sua área não consegue dar o direito do cidadão que é nascer”, indignou-se. Janta disse que o objetivo principal de um hospital deve ser garantir o direito à vida e solicitou à Cosmam que chame a PUC para dar explicações aos vereadores e à sociedade. (ALG)
MULHER III - Karen Santos (PSol) destacou que o Dia Internacional da Mulher não é só um dia de comemoração, mas um dia de reflexão e de lutas. Ela relacionou a progressiva redução de direitos, como alterações na legislação trabalhista, a consequências que impactam o cotidiano das mulheres e ampliam sua dificuldade. “Temos que compreender que o aumento da passagem vai aumentar ainda mais a segregação urbana que existe e o acesso das mulheres vítimas de violência aos serviços de acolhimento, que estão no Centro”, exemplificou. A parlamentar citou outras ações em curso que tendem a aumentar a violência contra as mulheres e prejudicar suas condições de trabalho, como a redução dos recursos destinados ao combate à violência e a alteração no plano de carreira de profissões majoritariamente executadas por mulheres, como o magistério. (ALG).
CAMINHO - Mendes Ribeiro (DEM), que teve seu ingresso no Democratas anunciado nesta segunda-feira (9/3), agradeceu ao vereador Idenir Cecchim (MDB) pelo tempo de convivência, aprendizado e amizade tidos durante o período em que integrou a bancada do MDB na Casa. “Escolhi um caminho diferente para mim. Mas, podem ter a certeza de que levo comigo minha criação, educação, lealdade, e a forma de fazer política conforme aprendi com meu avô e meu pai”, afirmou. “Não foi fácil tomar esta decisão”, disse ainda ao também agradecer o convite e a receptividade recebidos no seu novo partido. “Chego ao Democratas com muita vontade de cada vez mais fazer política em prol do bem comum”. (HP)