Sessão Plenária

Sessão ordinária / Lideranças e Comunicações

  • Vereadora Cláudia Araújo faz homenagem ao Dia da Mulher
    Vereadora Cláudia Araújo (PSD) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Presidente Reginaldo Pujol
    Vereador Reginaldo Pujol (DEM) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre, durante os períodos de Comunicações e Lideranças da sessão ordinária desta segunda-feira (9/3), trataram dos seguintes temas:

MULHER - Cláudia Araújo (PSD) lembrou que ontem, 8 de março, foi celebrado o Dia Internacional da Mulher. Então, na tribuna, a parlamentar sublinhou a importância de relembrarmos a origem da data, que, segundo ela, “foi uma homenagem às trabalhadoras da indústria têxtil - as quais lutaram pelos seus direitos e melhores condições de trabalho”. Além disso, Cláudia recordou antigamente sobre a impossibilidade de as mulheres votarem, ou de que elas só poderiam trabalhar se os seus maridos deixassem. Para concluir, a parlamentar, que também é Procuradora da Mulher da Câmara, se dirigiu a todas as mulheres da Casa, apesar das divergências políticas. Falou sobre orgulho e coleguismo. Disse que, de 36 vereadores, “somos somente cinco vereadoras”. E reforçou a importância de as mulheres ocuparem os espaços de poder. “Política é, sim, coisa de mulher”. (BSM) 

DESCASO - Alvoni Medina (Republicanos) comentou sobre as infindáveis obras da avenida Ernesto Neugebauer. Mencionou que os moradores da região, geralmente, entram em contato e reclamam da demora e da não liberação da via. “Hoje, vi que o prazo do término dessa obra, que ficou quase dois anos parada, será prorrogado pela terceira vez”, lamentou Alvoni. Na opinião do vereador, “é um descaso com a comunidade”, pois, além de “ela sofrer com alagamentos, ainda ocorrem acidentes no local”. (BSM) 

SAÍDA - Hamilton Sossmeier (PSC) não só elogiou as mulheres pelo 8 de março, como também, na oportunidade, registrou a sua saída do Partido Social Cristão. Às mulheres, ele deu os parabéns e desejou a elas conquistas em suas vidas. Entretanto, o parlamentar igualmente sentiu o avanço dos casos de feminicídio e as muitas mortes que têm sido causadas “por causa do despreparo de alguns homens”. Sobre a saída do PSC, agradeceu o carinho recebido durante o período em que esteve no partido. “Me desfilio do PSC e assino a ficha no PTB”, noticiou. (BSM)

MULHER II - Cassio Trogildo (PTB) aproveitou para elogiar o Dia Internacional da Mulher, mas observou que “o mês todo vai ser trabalhado nas mulheres”. Na sequência, Trogildo saudou as vereadoras, servidoras, demais colegas do Legislativo e todas as mulheres de Porto Alegre. “Que esse dia não seja único”, reforçou, ao parafrasear uma frase por ele lida na internet: “As mulheres são metade das pessoas do mundo, e a outra metade são os filhos dessas mulheres”. Para concluir, o petebista também saudou o novo companheiro de partido, Hamilton Sossmeier. (BSM)       

PREOCUPAÇÃO - Moisés Barboza (PSDB) disse que hoje, a caminho da Câmara, achou o fluxo do trânsito pesado na região da Azenha. “Fiquei preocupado achando que era acidente, mas era o DMAE fazendo o nivelamento de tampas de bueiro. Muito importante para a cidade, então quero reconhecer esse feito que os moradores tanto esperavam.” Outro assunto que o vereador trouxe foi sua participação em um curso desenvolvido pela Inexh. “Costumamos achar que somente as pessoas públicas fazem um trabalho para melhorar a vida da população, mas precisamos lembrar que também tem gente fora da política fazendo isso.” Finalizou sua fala pedindo que haja mais atenção aos preconceitos político-partidários. “Em ano eleitoral, precisamos lembrar disso, julguem as pessoas pelo o que elas são e fazem.” (LMN)

SAÚDE - Aldacir Oliboni (PT) falou sobre um tema que preocupa muito os cidadãos de todo o Brasil. “Há poucos dias ouvimos dizer que o serviço de pediatria do Hospital São Lucas da PUCRS seria fechado. O hospital é referência em todo país quando se trata de atendimento realizado pelo SUS. Toda a região tem esse lugar como referência.” O vereador disse que a Câmara Municipal de Porto Alegre já destinou diversas vezes emendas impositivas em relação a esse tipo de problema e solicitou mais verba para a compra de equipamentos novos. “É muito importante nos abraçarmos para defender a manutenção desses serviços que são modelos nacionais.” (LMN)

EDUCAÇÃO - Adeli Sell (PT) falou que a prefeitura, em seu site oficial, está fazendo uma enquete sobre o preço da tarifa. “Do jeito que foi posto, o prefeito quer culpabilizar os vereadores da Câmara Municipal. Acredito que medidas judiciais serão necessárias.” O vereador falou também sobre o déficit de 9 mil vagas em escolas e creches em Porto Alegre. “São 9 mil famílias que não têm onde deixar seus filhos para ir trabalhar.” Adeli propôs que a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude disponibilize os dados que possui com todos os vereadores, pois no momento são quase 400 professores faltando na rede municipal. “Falta professor, falta educação e faltam condições para que as mães e pais deixem seus filhos na escola. Isso não pode continuar.” (LMN)

VOTAÇÃO - Cassiá Carpes (PP) disse que Tulio Milman publicou hoje, na Zero Hora, matéria intitulada “Os caranguejos e a inovação em Porto Alegre”, em que critica a Câmara por ter travado o projeto sobre o Fundo Municipal de Inovação e Tecnologia da cidade. “Respeito a opinião dele. No final do ano, saiu  um artigo, também na ZH, sobre as startups com uma opinião contrária. Não sou caranguejo, eu quero votar o projeto, mas ele  precisa entender que os vereadores são independentes para escolher votar ou não.” Para concluir, o vereador pediu aos seus colegas que dessem presença e quórum necessário para a ordem do dia para que consigam realizar a votação. “Para votar o IPTU teve 22 votos, mas para abrir a ordem do dia não tem nem 19 vereadores.” (LMN)

BANCADA I - Reginaldo Pujol (DEM), na condição de líder partidário, deu boas-vindas aos vereadores Comandante Nádia, Mendes Ribeiro e Ricardo Gomes, que filiaram-se à sigla, destacando a identidade ideológica que resultou na migração. Venho à tribuna com muita satisfação para me dirigir aos dois companheiros e à companheira Comandante Nádia, que compõem hoje essa nominata de cinco integrantes que constitui a bancada do Democratas na Câmara”, disse. Para o parlamentar, o crescimento da bancada também aumenta a responsabilidade “de continuarmos aqui na Casa defendendo nossas posições, especialmente aquelas que foram fundamentais para essa nova realidade”. “A Casa não haverá de ter na nossa bancada a não ser responsabilidade social, política e com a sociedade”, concluiu. (ALG)

BANCADA II - Ricardo Gomes (DEM) agradeceu a acolhida e a oportunidade de passar a compor a bancada dos Democratas, “que se tornou uma das maiores da Câmara”. Ele citou que foi filiado ao antigo PFL (partido que originou o DEM) ainda no início dos anos 2000, mas que logo abandonou a expectativa de participar da vida política para se dedicar à iniciativa privada, filiando-se após vários anos ao PP. O vereador agradeceu os colegas do PP “pela caminhada” e afirmou que “trocar de partido não é fácil, mas o faço com muita tranquilidade porque sei que no DEM vou seguir com as bandeiras que sempre sustentei”.  (ALG)

SAÚDE II - Clàudio Janta (SD) repercutiu notícia sobre o possível fechamento dos setores de maternidade e obstetrícia do Hospital São Lucas da PUC. O vereador questionou o argumento da direção do hospital de que os setores estão tendo prejuízo, citando que a casa de saúde “não é 100% SUS” e que recebeu recentemente R$ 55 milhões somente em emendas parlamentares para melhorar os setores ameaçados de fechamento. “Uma rede que constrói centros de futebol, que consegue fazer academias e ampliar sua área não consegue dar o direito do cidadão que é nascer”, indignou-se. Janta disse que o objetivo principal de um hospital deve ser garantir o direito à vida e solicitou à Cosmam que chame a PUC para dar explicações aos vereadores e à sociedade. (ALG)

MULHER III - Karen Santos (PSol) destacou que o Dia Internacional da Mulher não é só um dia de comemoração, mas um dia de reflexão e de lutas. Ela relacionou a progressiva redução de direitos, como alterações na legislação trabalhista, a consequências que impactam o cotidiano das mulheres e ampliam sua dificuldade. “Temos  que compreender que o aumento da passagem vai aumentar ainda mais a segregação urbana que existe e o acesso das mulheres vítimas de violência aos serviços de acolhimento, que estão no Centro”, exemplificou. A parlamentar citou outras ações em curso que tendem a aumentar a violência contra as mulheres e prejudicar suas condições de trabalho, como a redução dos recursos destinados ao combate à violência e a alteração no plano de carreira de profissões majoritariamente executadas por mulheres, como o magistério. (ALG).

CAMINHO - Mendes Ribeiro (DEM), que teve seu ingresso no Democratas anunciado nesta segunda-feira (9/3), agradeceu ao vereador Idenir Cecchim (MDB) pelo tempo de convivência, aprendizado e amizade tidos durante o período em que integrou a bancada do MDB na Casa. “Escolhi um caminho diferente para mim. Mas, podem ter a certeza de que levo comigo minha criação, educação, lealdade, e a forma de fazer política conforme aprendi com meu avô e meu pai”, afirmou. “Não foi fácil tomar esta decisão”, disse ainda ao também agradecer o convite e a receptividade recebidos no seu novo partido. “Chego ao Democratas com muita vontade de cada vez mais fazer política em prol do bem comum”. (HP)

Texto

Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)
Lara Moeller Nunes (estagiária de Jornalismo)
Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)
Helio Panzenhagen (reg. prof. 71540

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)