Solene

Sessão Solene destaca 75 anos da Paróquia São Sebastião

Beto Moesch destacou contribuições da São Sebastião à cidade Foto: Pedro Revillion
Beto Moesch destacou contribuições da São Sebastião à cidade Foto: Pedro Revillion

Os 75 anos da Paróquia São Sebastião de Petrópolis foram marcados na noite de sexta-feira (12/9) por Sessão Solene da Câmara Municipal. Realizada no salão de festas da própria paróquia, a solenidade foi proposta por Beto Moesch (PP). “Fui batizado, fiz minha catequese e crisma aqui. Aprendi em casa a ser uma família, mas muito mais nesta paróquia”, revelou o vereador.

Beto destacou dever muito de sua formação, não apenas cristã, mas política à Paróquia São Sebastião. “Nela aprendemos a ler e interpretar o Evangelho, a nos integrar à outras famílias, e a riqueza da pluralidade; e muito de minha formação política”. Conforme o vereador, sua participação no grupo de jovens dessa comunidade foi decisiva nessa área.

O vereador citou as contribuições da Paróquia à cidade, como a criação do Colégio Santa Inês e a Rádio Aliança. Destacou ainda atividades beneficentes da comunidade: “Ela prepara pessoas não apenas espiritualmente, mas também socialmente, com a promoção de ações em favor de regiões menos favorecidas. A cidade deve muito à essa Paróquia”.

Nos agradecimentos, dom Zeno Hastenteufel, bispo da Diocese de Novo Hamburgo e ex-pároco da São Sebastião, lembrou ser aquela uma igreja que extrapola seus limites geográficos. “Esta sempre foi uma grande família”, salientou. Já o atual responsável pela comunidade, padre Leandro Miguel Chiarelo, se disse emocionado com a homenagem. “As histórias desta paróquia e do bairro se confundem”, afirmou.
 
Durante a sessão, presidida pelo vereador João Carlos Nedel (PP), e acompanhada por dezenas de paroquianos, foi entregue à comunidade um diploma alusivo à data. Na mesa principal, além dos padres Zeno e Leandro, acompanharam a cerimônia a coordenadora do Conselho Pastoral da São Sebastião, Vera Lúcia Borgo, o vice-reitor do Seminário da Arquidiocese de Porto Alegre, padre Eduardo Moesch, e o capelão do Comando Militar do Sul, presbítero Estevan. Também participou o vereador Ervino Besson (PDT).

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)