O Bom Samaritano recebe Honra ao Mérito da Câmara

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu hoje (25/3) o Diploma de Honra ao Mérito à Associação Beneficente O Bom Samaritano (Abobs). A distinção, entregue em cerimônia realizada no Plenário Otávio Rocha, foi proposta pelo vereador Hamilton Sossmeier (Podemos).
"Esta homenagem é para uma instituição que ao longo de 60 anos tem sido um verdadeiro farol de solidariedade e esperança para inúmeras famílias. A Bom Samaritano não é apenas uma entidade assistencial e social; ela é um exemplo vivo de fé, coragem e dedicação. Se hoje a Bom Samaritano é conhecida como pilar de nossa comunidade, isso não é obra do acaso; isso é um trabalho árduo que foi se expandindo com o tempo", disse Sossmeier.
O presidente da Abobs, Martim Zabaleta, agradeceu a homenagem e observou que o grande desafio da instituição é garantir um futuro digno para crianças e adolescentes, em especial aquelas em vulnerabilidade social. Ele lembrou das duas famílias que iniciaram o trabalho da Abobs: o pastor Hugo Presser e sua esposa Maria, e o pastor Antonio Duarte e a esposa Delta, que fundaram o Lar das Meninas. "Hoje, nós do terceiro setor, temos a responsabilidade de qualificar a vida das nossas crianças e adolescentes. E espero que possamos estar cada vez mais sensíveis ao clamor social desta gurizada."
História
A Associação Beneficente “O Bom Samaritano”, fundada em 3 de abril de 1964, é o braço social da Igreja Batista Betel de Porto Alegre. Há 60 anos iniciou-se “O Lar das Meninas”, na cidade de Cachoeirinha, sendo o embrião da Bom Samaritano. O Lar funcionava como um local de acolhimento para crianças de pais que trabalhavam muitas horas por dia.
Em Porto Alegre, o trabalho social da Bom Samaritano teve um marco em 2014, na Vila Santa Terezinha, conhecida como a Vila dos Papeleiros. As ações abrangiam desde regularização de documentos até encaminhamento para cursos e direcionamento para vagas de empregos formais, incluindo auxílio e acompanhamento de pessoas que desejavam sair do tráfico de drogas.
A partir de 2016, foram iniciadas ações socioeducativas e culturais para crianças e adolescentes em escolas parceiras localizadas na região do 4º Distrito de Porto Alegre. Em 2017, foi iniciado o contraturno na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Branca Diva Pereira de Souza, onde são ofertadas aulas de música, capoeira e esportes em geral.
A Igreja Batista Betel já se fazia presente desde sua fundação, em 1925, no apoio à comunidade com a distribuição de alimentos ou a campanha do “Quilo do Alimento”. A Betel também se mobilizou em situações como a da enchente de 1941, quando 70 mil habitantes ficaram desabrigados, sendo que o templo da igreja serviu de abrigo para muitos porto-alegrenses atingidos.
Em 2024, durante as enchentes, o templo da Igreja Betel funcionou como Centro de Arrecadação e Distribuições de Doações (CD), conectados com diversas ONGs que prestaram assistência em resgates, acolhimento de pessoas e animais.